CSA

CSA a alternativa de venda direta, do produtor ao consumidor!

De onde vêm os hortifrútis que você consome? De que forma são produzidos? Por quem? Quer promover a produção local?

E você, pequeno produtor? Tem enfrentado dificuldades para vender seus produtos? Quer ter uma garantia de renda todo mês sem ficar vulnerável às oscilações de preço do mercado? Precisa de ajuda para administrar sua produção?

Se ao menos uma das perguntas fez você refletir sobre o tipo de produto que o consumidor leva à mesa e o modelo ideal de comercialização para o produtor familiar, há uma boa notícia.

Existe um novo modelo – as CSAs – em que, além de o consumidor conhecer a origem do alimento, o produtor ganha um sócio muito especial, o próprio cliente, que financia a produção e, de “quebra”, pode receber semanalmente os seus produtos.

O conceito da CSA, Comunidade que Sustenta a Agricultura, chegou ao Brasil em meados de 2011 e está se espalhado pelo mundo.

A proposta varia conforme as necessidades de cada comunidade, mas a essência é a mesma em todos os lugares: união e relação mais solidária entre produtor e consumidor, compartilhando os riscos e benefícios de tudo o que vem da terra.

Neste sistema, o consumidor, denominado de coprodutor, assume mais funções do que uma simples aquisição de produto: ele financia, assume riscos e distribui a produção do agricultor. Assim, o produtor foca na sua vocação essencial, que é produzir o alimento.

Com o intuito de apoiar a formação de CSAs no Brasil, a Associação CSA Brasil, uma instituição sem fins lucrativos, foi fundada em 2014.

Essa organização dá todo o suporte para uma região implantar e gerir esse novo modelo de parceria entre produtor e consumidor.

Neste modelo, o produtor recebe uma renda mensal (“salário”) para produzir uma cesta de alimento para os seus “sócios”, reduzindo a dependência do preço de mercado para sua remuneração. Assim, esse sistema garante fluxo de caixa e o escoamento da produção, além de isentar o produtor das oscilações de preços do mercado.

A CSA se apresenta como uma nova alternativa de venda direta do produtor ao consumidor final.

Na prática, a CSA é uma via de mão dupla. De um lado, um grupo de consumidores assume o compromisso de financiar por um período os produtores locais.

Material adaptado da Hortifruti Brasil

Siga o Foodnews, o canal de notícias da gastronomia!

CSA a alternativa de venda direta, do produtor ao consumidor! was last modified: by

Especialista em produção animal e interessado em fornecedor conteúdo de qualidade para o setor de alimentação fora do lar!