degustando palavras

4ª Temporada do Degustando Palavras no Rio de Janeiro!

Deli Delícia apresenta 4ª Temporada do Degustando Palavras!

Com o objetivo de transformar a unidade do Jardim Oceânico, na Barra, também em um espaço cultural, a Deli Delícia apresenta, a partir do dia 8 de maio, a 4ª temporada do Degustando Palavras, uma série de encontros sobre arte e literatura, com a historiadora Ana Roldão, em homenagem a grandes nomes da cultura mundial e a relação com a cozinha de seus locais de origem e época.

No Degustando Palavras serão 5 conversas de dar água na boca, protagonizadas por Jane Austen, Frida Kahlo, Salvador Dalí, Maria Antonieta e Fernando Pessoa.

Os prazeres da mesa, comidas, drinques, gostos, curiosidades, amores e desilusões traduzidos em pratos, cardápios e memória, com direito a um “grand finale”, no dia 11 de junho, com o ‘Jantar de Palavras’, uma experiência sensorial, para aguçar o paladar cultural e literário, com leituras de pratos e drinques inspirados nesses célebres nomes.

Os encontros do Degustando Palavras serão sempre às terças-feiras, das 16h às 18h, começando no dia 8 de maio. E o ‘Jantar de Palavras’ será no dia 11 de junho, às 19h30.

Outras informações pelo telefone (21) 3572-8539 ou pelo e-mail contato@delidelicia.com.br

Confira mais detalhes do Degustando Palavras:

Terça-feira, 8 de maio: 1º encontro
Entre piqueniques, chás, jantares, cardápios e pães de ló – A comida no universo literário de Jane Austen, uma das autoras mais queridas e lidas no mundo, a literatura charmosa e envolvente de Jane Austen abriga saborosas comidas e refeições em suas páginas. Com cenas refinadas em suas obras, desvendamos as personalidades e vocações de suas personagens através dos eventos gastronômicos em histórias como Mansfield Park, Emma, Persuasão e Orgulho e preconceito.

Terça-feira, 15 de maio: 2º encontro
A cozinha de Frida Kahlo. A ousadia artística de Frida, suas dores, seus romances e sua personalidade avassaladora contribuíram para que se tornasse uma exímia cozinheira. Frida registrava suas receitas num caderno que ela chamou de Livro da erva santa, onde escreveu memórias, intimidades, seus pratos favoritos e modos de preparo.

Terça-feira, 22 de maio: 3º encontro
A pintura e as experiências gastronômicas no surrealismo de Salvador Dalí. Uma viagem pela vida e obra de um dos personagens mais controversos do movimento surrealista. Importante artista catalão, Dalí ficou internacionalmente conhecido pela verve surrealista de suas pinturas e esculturas, que apresentam composições inusitadas e excêntricas.

Terça-feira, 29 de maio: 4º encontro
Muito além de brioches – A polêmica Maria Antonieta e os aromas de Versailles. O serviço de mesa da Corte, os protocolos, a origem das louças e vestimentas parisienses. A rainha Maria Antonieta não só precisou se adaptar a isso tudo, como se sobressaiu, criando um estilo próprio que influenciou Versailles e a moda e costumes de sua época.

Terça-feira, 5 de junho: 5º encontro
Fernando Pessoa e os cafés lisboetas. A fome só se satisfaz com a comida e a fome de imortalidade da alma com a própria imortalidade. Ambas são verdadeiros instintos.” Inspirado na frase imortalizada de Fernando Pessoa, esta cozinha de palavras baseada em história e poesia tem cenário lisboeta.

Segunda-feira, 11 de junho: 6º encontro
Jantar de Palavras
Uma experiência sensorial, para aguçar o paladar cultural e literário, com leituras de pratos e drinques inspirados em Jane Austen, Frida Kahlo, Salvador Dalí, Maria Antonieta e Fernando Pessoa. Cinco harmonizações exclusivas com a assinatura Degustando Palavras e Deli Delícia criadas especialmente para este jantar.

  • Entrada 1 – Tapas Surreais – Homenagem a Salvador Dalí – Trio de tapas – Jamón Serrano, huevos revueltos e pimentões grelhados – Bebida: sangria
  • Entrada 2 – Creme da Rainha – Homenagem a Rainha Maria Antonieta – Creme de Aspargos verdes frescos, ovo de codorna poché, croutons e azeite trufado – Bebida: vinho branco francês
  • Prato 1 – Bacalhau para Pessoa – Homenagem a Fernando Pessoa – Bacalhau com natas – Bebida: vinho tinto leve
  • Prato 2 – ¡Viva la Vida! – Homenagem a Frida Kahlo – Lombo suíno ao mole de chocolate, tamales de porco e melancia grelhada com coentros – Bebida: vinho tinto encorpado
  • Sobremesa – Austen’s Cake – Homenagem a Jane Austen – Mini torta Luxo e Riqueza – Pão de ló, creme de nozes e creme de frutas vermelhas sobre leito de creme inglês com berries – Bebida: vinho do Porto.

Valor por encontro: R$ 98,00 (com direito a boas-vindas e brinde gastronômico). O Jantar de Palavras acontece no dia 11 de junho e o valor é de R$ 180,00 (cinco serviços harmonizados, com direito a um acompanhante). O Degustando Palavras acontece no Deli Delícia – Av. Olegário Maciel, 293 – Jardim Oceânico – Barra da Tijuca – RJ.

A flor comestível está cada vez mais presente na gastronomia. Confira das características nutricionais da flor comestível conhecida por capuchinha! Clique aqui!

Siga o Foodnews, o canal de notícias da gastronomia!

4ª Temporada do Degustando Palavras no Rio de Janeiro! was last modified: by

Especialista em produção animal e interessado em fornecer conteúdo de qualidade para o setor de alimentação fora do lar!