deserto alimentar

Você conhece o termo deserto alimentar?

Você sabe o que é deserto alimentar?

O termo é novo, mas o conceito existe há bastante tempo: trata-se de lugares de difícil acesso a alimentos frescos e, com isso, o consumo de alimentos de verdade, como os hortifrutícolas, acaba sendo menor.

O conceito de deserto alimentar foi tese de doutorado de Ana Clara Duran, da Universidade de São Paulo (USP), que avaliou o ambiente alimentar urbano em São Paulo, além da influência que mercados e restaurantes têm nas escolhas de consumo da população.

Ana Clara concluiu que moradores próximos de pontos com mais variedades de frutas e hortaliças consomem mais esses alimentos, enquanto aqueles que estão mais perto de redes de fast-food preferem alimentos ultraprocessados.

Portanto, garantir alimentos de qualidade à população, incluindo a comercialização desses alimentos com mais acessibilidade, deve sempre fazer parte de políticas públicas.

O Foodnews apresentou o conceito de Slow Food, um movimento oposto ao Fast Food e que está relacionado ao tema deserto alimentar (clique aqui).

O Slow Food vai além e busca produtos locais, de produtores que respeitam o meio ambiente. Como vemos é um conceito amplo que vai além da refeição em si e se preocupa com os alimentos e os produtores, valorizando o local e os movimentos sustentáveis.

A tendência crescente é um resgate a alimentação saudável. Pelo menos temos percebido tal mudança (clique aqui) e acesse o artigo: “Alimentação saudável: a onda agora é a comida da vovó”

E você sabia que frutas e legumes representam quase 60% da receita total no mercado mundial de alimentos frescos, acima de carnes, ovos e frutos do mar?

Quando o assunto é alimentos frescos, as frutas e legumes são destaque em termos de venda, deixando em segundo plano as carnes, ovos e pescados (clique aqui e saiba mais).

Siga o Foodnews, o canal de notícias da gastronomia! Eventos, curiosidades e dicas de gestão e mercado do setor de alimentação fora do lar!

Você conhece o termo deserto alimentar? was last modified: by

Especialista em produção animal e interessado em fornecer conteúdo de qualidade para o setor de alimentação fora do lar!