Os dados mostram que o desperdício de alimento no mundo seria capaz de acabar com a fome no planeta!

Segundo dados da FAO, agência da ONU para agricultura e alimentação, cerca de um terço de todo o alimento produzido no mundo é desperdiçado.

A quantidade do desperdício de alimento seria suficiente para alimentar, com folga, todas as pessoas que estão em situação de insegurança alimentar.

Ainda é capaz de gerar impactos econômicos, sociais e ambientais, causando até US$940 bilhões em perdas econômicas por ano e agravando a insegurança alimentar.

O custo agregado vai muito além do monetário.  Os alimentos desperdiçados consomem um quarto da água utilizada pela agricultura, demanda uma área do tamanho da China e acarreta 8% das emissões globais de gases de efeito estufa – GEE.

Conforme os dados, se os alimentos desperdiçados fossem um país, seria o 3º maior emissor de gases de efeito estufa do planeta, ficando atrás da China e dos Estados Unidos.

Cortar a perda e o desperdício de alimentos também pode ajudar países e empresas a cumprir acordos internacionais e corporativos, incluindo o Acordo de Paris sobre Mudanças Climáticas. As Metas de Desenvolvimento Sustentável (Sustainable Developing GOALS) –  especificamente Metas MDS.

Atualmente países, cidades e empresas não contam com um nível de informação suficiente sobre a quantidade de alimentos desperdiçados, o motivo da perda e o destino.

Conforme Alcione Silva, membro executivo da Rede Save Food Brasil, o primeiro ponto a ser trabalhado é a questão da medição do PDA no País. Trabalhamos com o número mundial, que versa que um terço dos alimentos produzidos não são ingeridos, ou seja, são perdidos. Conforme ela, no Brasil não há ainda uma estatística oficial sobre o problema.

Ainda segundo Alcione, é preciso entender a dinâmica do desperdício de alimentos nos nossos centros de abastecimento, supermercados e mesmo na casa do consumidor para construirmos visibilidade do tamanho do problema no Brasil. Saber onde e como ocorre o desperdício. “Afinal, o que não é medido, não pode ser gerenciado,” destacou.

O assunto de desperdício de alimentos no Brasil já foi apresentado no Foodnews. Clique aqui e saiba mais!

Adaptado de Embrapa

Siga o Foodnews, o canal de notícias da gastronomia

O desperdício de alimento é do tamanho da fome no mundo was last modified: by