desperdício de alimentos das famílias

Dados do desperdício de alimentos das famílias brasileiras

A Embrapa disponibiliza dados do desperdício de alimentos das famílias brasileiras.

A pesquisa mostra um retrato da relação entre as famílias brasileiras e os alimentos que diariamente vão parar nas latas de lixo de todo o País.

A realidade desse traço comportamental arraigado na rotina do brasileiro está comprovada no relatório final de um projeto que buscou quantificar o desperdício de alimentos em famílias brasileiras e mapear caminhos que levassem a respostas sobre o porquê de quantidades tão grandes de comida deixarem de ser consumidas, a ponto de serem descartadas em um mundo com fome.

Os dados detalhados da pesquisa sobre o desperdício de alimentos das famílias brasileiras estão disponíveis na internet e podem ser acessados por aqui!

O fato é que a pesquisa revela que o desperdício de alimentos das famílias brasileiras é de 128 quilos de comida por ano.

Além de estabelecer uma métrica dos valores absolutos do desperdício de alimentos das famílias no Brasil, a pesquisa também evidenciou a correlação negativa do desperdício, de maneira estatisticamente significativa, com duas variáveis atitudinais da população: consciência socioambiental e percepção do impacto no orçamento familiar. Respondentes com maior consciência ambiental e maior percepção do impacto do desperdício no orçamento familiar, apresentaram menor propensão a desperdiçar alimentos.

“Os resultados enfatizam a importância de ações contínuas para mudanças comportamentais nos consumidores por meio de campanhas de comunicação e iniciativas de educação nutricional. O Brasil já dispõe de um plano de ação abrangente para reduzir perdas e desperdício de alimentos, que é a Estratégia aprovada pela Câmara Interministerial de Segurança Alimentar e Nutricional.

O desperdício de alimentos representa uma das principais diretrizes do Pacto de Milão com quatro ações recomendadas às 183 cidades signatárias ao redor do mundo.  A constituição da Aliança Latino-americana para o Pacto de Milão representa um desdobramento das ações realizadas pelo projeto em conclusão nos Diálogos Setoriais União Europeia-Brasil e contou com parceria da WWF-Brasil e FGV-EAESP, além de apoio do Ministério do Desenvolvimento Social, Prefeitura do Rio de Janeiro e FAO.

E por falar em desperdício de alimentos das famílias, clique aqui e confira algumas iniciativas de empresas que usam o desperdício de alimentos para o desenvolvimento de novos produtos!

Adaptado da Embrapa

Siga o Foodnews, o canal de notícias da gastronomia!

Dados do desperdício de alimentos das famílias brasileiras was last modified: by

Especialista ambiental. Há quase 10 anos trabalha para reduzir os impactos socioambientais gerados pelas atividades humanas.