dia mundial da alimentação

Dia Mundial da Alimentação é celebrado destacando desperdício!

A ONG Banco de Alimentos celebra o Dia Mundial da Alimentação ressaltando a importância do desperdício para a insegurança alimentar!

O fato é que a erradicação da fome é responsabilidade de todos e, atualmente, mais de 52 milhões de brasileiros vivem em estado de insegurança alimentar, sem acesso diário à comida de qualidade e na quantidade necessária. Apesar dos avanços das políticas públicas, dados do IBGE mostram que 7,2 milhões de brasileiros ficam o dia inteiro sem comer por falta de dinheiro, ou seja, estão no estado de insegurança alimentar grave.

Para ter uma vida ativa e saudável, a recomendação da Organização das Nações Unidas (ONU) é que a pessoa acima de 12 anos coma, pelo menos, 2,2 mil calorias por dia.

A ONG Banco de Alimentos recolhe alimentos excedentes de produção e de comercialização e leva para onde falta. Ao abraçar essa causa, em 1998, a economista Luciana Quintão desenvolveu um método que se tornou referência para a criação de novas organizações.

O trabalho consiste em uma cadeia de valor com três pilares:

  • alimenta – colheita urbana, que busca alimentos onde sobra e leva para onde falta;
  • educa – ações educacionais e profiláticas, voltadas às comunidades atendidas em parceria com faculdades de nutrição;
  • conscientiza: conscientização sobre a fome e o desperdício na sociedade – disseminando informações para promover uma mudança social e o exercício pleno da cidadania consciente e incentivando o fim da cultura do desperdício.

Com a ação da ONG, cerca de 50 toneladas por mês de alimentos que seriam descartados, perfeitos para o consumo, transformam-se em complementação alimentar diária – saudável, equilibrada e em quantidade suficiente – para mais de 20 mil pessoas de 45 instituições cadastradas, entre crianças, jovens, adultos e idosos.

“O Brasil passou recentemente de quarto para terceiro maior produtor de alimentos do mundo. É inadmissível termos 52 milhões de pessoas que vivem em insegurança alimentar. Mudar isso está em nossas mãos. Cabe a nós honrar esse país e alimentar essas pessoas. Um prato de comida pode mudar uma vida, é mais do que saúde, é vontade de viver. As nossas sementes frutificaram. Mais de 10 milhões de pratos de comida complementados nesses anos todos”, afirma Luciana.

Instituído pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), o Dia Mundial da Alimentação é celebrado em 16 de outubro em mais de 150 países com atividades relacionadas à nutrição e à alimentação.

Os eventos promovem conscientização e ação global para aqueles que sofrem com a fome e a necessidade de garantir a segurança alimentar e dietas nutritivas para todos. O Dia Mundial da Alimentação é também uma oportunidade para demonstrar o compromisso com o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 2 – Alcançar a Meta do #FomeZero em 2030.

Vale lembrar que tecnologia e educação são fundamentais no processo de combate ao desperdício de alimentos! Clique aqui!

Adaptado de SNA

Siga o Foodnews, o canal de notícias da gastronomia!

Dia Mundial da Alimentação é celebrado destacando desperdício! was last modified: by

Especialista em produção animal e interessado em fornecer conteúdo de qualidade para o setor de alimentação fora do lar!