dietas vegetarianas

Confira as diferentes opções de dietas vegetarianas

Neste artigo vamos abordar detalhes sobre as diferentes opções existentes de dietas vegetarianas.

O objetivo não é o de criar grupos diferentes que possam competir entre si, ou mesmo, definir uma opção de dieta dizendo que a mesma é melhor ou pior do que outras. O foco principal será o de informar, pois dentro do vegetarianismo costumo dizer que temos graus de “migração” que podem ajudar aos praticantes a seguirem um caminho bem bacana até atingirem o veganismo, caso seja esse o objetivo final.

Da mesma forma que acredito que o processo de deixar uma dieta onívora para uma vegetariana deva ser algo planejado e gradativo, também acredito que o caminhar do vegetarianismo até o veganismo deva ser feito com a mesma prudência. Seguir a ordem das diferentes opções de dietas vegetarianas não é uma regra, cada pessoa deve seguir aquilo que deseja de forma a atender suas crenças, expectativas particulares e demais motivos que a levaram a optar pelo vegetarianismo, evitando ao mesmo tempo sofrer problemas de socialização ou limitar sua vida devido a falta de conhecimento sobre como atuar em diversas situações.

Apenas como curiosidade e introdução, a palavra vegetariano(a)  tem origem do latim com os termos vegetare (vivificar, vitalizar) bem como o termo vegetus (fresco, vivo, vivificado). Isso faz com que o termo vegetarianismo represente um estilo de dieta / alimentação vivificante, que tem como base o uso de alimentos que não sejam a base de carne, como por exemplo, verduras, legumes, cereais, leite, ovos e mel. Os adeptos de dietas vegetarianas não consome carne vermelha ou branca (frango, peixe, etc.), frutos do mar e até mesmo alguns alimentos secundários provenientes do mercado de carnes, como por exemplo gelatina ou banha animal.

Dentre as diferentes opções de dietas vegetarianas, temos o seguinte:

  • Ovo-lacto-vegetarianismo: os adeptos evitam o consumo de todos os tipos de carne (vermelha, branca, frutos do mar, etc) e adotam em sua dieta o uso de ovos, leite e seus derivados.
  • Lacto-vegetarianismo: os adeptos evitam o consumo de todos os tipos de carne (vermelha, branca, frutos do mar, etc) bem como evitam alimentar-se de ovos, mantendo em sua dieta o leite e seus derivados.
  • Ovo-vegetarianismo: os adeptos evitam o consumo de todos os tipos de carne (vermelha, branca, frutos do mar, etc) bem como evitam alimentar-se de leite e seus derivados, mantendo em sua dieta o uso de ovos.

E como opção mais abrangente temos o veganismo, que representa a adoção de uma dieta sem qualquer tipo de produto de origem animal, e não somente na alimentação, mas também no vestuário, produtos de higiene pessoal e demais produtos utilizados no dia-a-dia. O veganismo comumente se torna um objetivo para boa parte dos adeptos do vegetarianismo e, se o processo de mudança for feito de forma planejada e consciente, acredito que seja realmente um estilo de vida gratificante e com muitos benefícios.

O objetivo deste artigo, além de trazer mais esclarecimentos sobre as diferentes opções de dietas vegetarianas, é o de trazer informações para que você possa perceber que o adotar do vegetarianismo não é algo tão complicado, requer planejamento, mas é possível e atende diferentes tipos de gostos pessoais. Além disso, podemos observar que sempre existe escala gradativa que pode ser adotada para que qualquer mudança alimentar seja suave e sem riscos à saúde.

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Até o próximo artigo!

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Vegetariano desde 2006, estou me especializando em alimentação vegetariana / vegana através de estudos e busca do melhor conteúdo informativo para auxiliar a todos que desejam se tornar vegetariano, ou então que já são vegetarianos mas desejam aprimorar conhecimento e migrar gradativamente até o veganismo. E para os veganos, meu maior foco é o de trazer também conteúdo de alto valor para agregar conhecimento.