embalagens

Setor de embalagens e tecnologia se mobilizam para redução de perdas

Saiba mais do debate realizado no seminário internacional sobre redução de perdas e desperdício de alimentos.

O evento aconteceu no final de outubro, no Rio de Janeiro e os debates giraram em torno do desafio de alimentar uma população crescente, que deve chegar a nove bilhões de pessoas em 2050, reduzindo os índices de perda e desperdício de alimentos.

A Embrapa esteve presente no evento, apresentando soluções tecnológicas, como as embalagens anatômicas para frutas e revestimentos comestíveis, que prolongam a vida útil dos alimentos.

O pesquisador da Embrapa, Antônio Gomes apresentou as tecnologias desenvolvidas pela equipe da área de pós-colheita, a partir do cenário nacional, que demanda principalmente capacitação técnica, incremento logístico e desenvolvimento tecnológico.

Os revestimentos comestíveis, desenvolvidos pelos pesquisadores da Embrapa, podem ser aplicados em goiaba, caqui, tomate, manga, coco e palmito pupunha, podendo até mesmo triplicar sua vida útil.

Já as embalagens anatômicas para frutas podem reduzir em até 80% as perdas de morango, caqui, manga e mamão, durante o armazenamento e transporte.

As embalagens incrementam a vida útil e protegem os frutos, mantendo as propriedades nutricionais e sensoriais. “Produzidas com uma combinação de biopolímero e esponja vegetal, elas podem ser reutilizadas mais de 30 vezes, ao atuar em uma logística reversa”, explica Gomes.

Os pesquisadores já depositaram 30 pedidos de patentes referentes a essas embalagens no Instituto Nacional de Propriedade Intelectual (INPI), abrangendo diferentes formatos e tamanhos de frutas.

A diretora-executiva da ABRE, Luciana Pellegrino, valorizou a integração entre a indústria brasileira e a internacional  para o aprimoramento das embalagens de alimentos e, consequentemente, melhoria da qualidade de vida da população. Ela também foi uma das palestrantes do painel “Indústria e Varejo” do Seminário Sem Desperdício, que ocorreu em outubro no Rio de Janeiro (saiba mais aqui).

Inclusive o Foodnews destacou para a possibilidade de regulamentação das embalagens das hortaliças! Clique aqui e saiba mais!

Adaptado de Aline Bastos, da Embrapa

Siga o Foodnews, o canal de notícias da gastronomia!

Setor de embalagens e tecnologia se mobilizam para redução de perdas was last modified: by

Especialista em produção animal e interessado em fornecedor conteúdo de qualidade para o setor de alimentação fora do lar!