entrecôte

Conhecendo um pouco mais do entrecôte

Chegou a vez de falarmos de um corte de carne bovina cada vez mais conhecido e apreciado, o entrecôte.

O entrecôte é uma sugestão de corte bovino de sabor especial, vindo diretamente da Argentina. É isso?

Sim, o entrecôte é um corte típico argentino, com nome francês, mas, muito fácil de preparar!

Esse corte vem da peça do contrafilé, de onde se tira a “capa do contrafilé” e o contrafilé propriamente dito. E é do contrafilé que sai o nosso “entrecôte”, que vamos conhecer melhor.

Aliás, o Foodnews apresenta o ranking dos principais países consumidores de carne bovina, em 2016 (clique aqui).

Por alguns instantes vamos deixar de chamar apenas deste nome, pois o entrecôte (ou entrecoté) também conhecido por aqui como “Noix”, “Bife Ancho”, ou até “Filé de Costela”. Inclusive, em certas regiões, é chamado de chuleta sem osso. Agora ficou mais fácil de reconhecer o entrecôte, certo?

Dissemos que o entrecôte é argentino com nome francês, mas não é bem isso.

É que na argentina esse corte se chama bife ancho e é irmão do bife de chorizo. Aliás, é comum confundirmos o entrecôte e o bife de chorizo, pois ambos são extraídos da mesma peça e são separados apenas em certa altura, onde inicia-se a capa de gordura do contrafilé. Essa capa é que diferencia as duas carnes, na realidade.

O entrecôte tem origem na ponta superior do contrafilé, a partir das cinco primeiras vértebras do animal, uma região com alto teor de gordura marmorizada, o que garante uma carne macia.

Em uma ponta temos o bife ancho que não tem capa e possui gordura entremeada à carne, na outra o contrafilé que sim, possui capa de gordura, mas é uma carne menos gordurosa internamente!

O Foodnews apresenta estudo que mostra o rank dos alimentos mais consumidos no Brasil e no mundo (clique aqui e saiba mais)!

Saiba mais também do trabalho de pesquisa de Daniel Cabral que estudou os “ Diferenciais das marcas de carne premium ”, realizado durante o MBA em Gestão do Agro na ESALQ-USP (clique aqui).

Adaptado de Central das Lareiras.

Siga o Foodnews, o canal de notícias da gastronomia!

Conhecendo um pouco mais do entrecôte was last modified: by

Especialista em produção animal e interessado em fornecer conteúdo de qualidade para o setor de alimentação fora do lar!