espaguete de pupunha

Espaguete de pupunha: estudo agrega valor e reduz perda do palmito

Revestimento comestível, embalagem ecológica e espaguete de pupunha. São estudos da Embrapa que agregam valor e reduzem perdas do palmito.

Há mais de dez anos, os pesquisadores da Embrapa Agroindústria de Alimentos realizam estudos para agregar valor ao palmito pupunha.

As soluções tecnológicas desenvolvidas aumentam a vida útil e a qualidade do produto, e já foram adotadas por produtores do Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro.

O revestimento comestível foi desenvolvido para ser aplicado no tolete de palmito pupunha após o processamento mínimo, que inclui as etapas de limpeza, pré-lavagem, descascamento e higienização. Ao final do processo, uma fina película é adicionada ao palmito, sem alterar a cor ou o sabor, diminuindo a velocidade de degradação do produto.

A equipe da área de pós-colheita também desenvolveu uma embalagem ecologicamente correta para palmito pupunha produzida de papel cartão. A nova embalagem gera menor impacto mecânico e ambiental, mantém a qualidade sensorial e aumenta a vida útil do produto.

O espaguete de pupunha.

Estudos de corte e aproveitamento das partes do palmito pupunha resultaram no desenvolvimento de um novo produto: o espaguete de pupunha.

A parte apical, com textura mais firme e fibrosa, normalmente é descartada ou confere baixa qualidade ao produto em conserva. Daí surgiu o espaguete de pupunha.

Esse produto com alto valor agregado foi aprovado para ser consumido como entrada ou prato principal por 60 mulheres que fazem compras em supermercado.

O estudo da atitude do consumidor frente a esse novo produto foi conduzido pela pesquisadora Daniela Freitas do Laboratório de Análise Sensorial da Embrapa Agroindústria de Alimentos.

A vontade de utilizar o produto em novos preparos culinários atraiu 45% das avaliadoras, que o preferiram o espaguete ao palmito em tolete ou picado.

O espaguete de pupunha minimamente processado foi o produto mais citado para consumo como entrada e prato principal, o que é uma novidade na forma de consumo convencional.

Texto adaptado de Aline Bastos – Embrapa Agroindústria de Alimentos.

Siga o Foodnews, o canal de notícias da gastronomia.

Espaguete de pupunha: estudo agrega valor e reduz perda do palmito was last modified: by

Especialista em produção animal e interessado em fornecer conteúdo de qualidade para o setor de alimentação fora do lar!