eventos de final de ano

Seu restaurante está preparado para os eventos de final de ano?

Os eventos de final de ano podem dobrar o público dos restaurantes e, seu estabelecimento está preparado para esse aumento de demanda?

Como de costume, as empresas promoverão encontros, confraternizações, happy hours, almoços e outros eventos que geram grande movimentação em bares e restaurantes.

Esses eventos de final de ano proporcionam um crescimento de quase 100% do público na maioria dos estabelecimentos.

Pode parecer bobagem, mas vale fazer uma reflexão e se questionar – meu restaurante está mesmo preparado para atender um volume alto de clientes nesse período?

Com base na experiência no mercado de food service, segue algumas dicas que podem contribuir para que você consiga se organizar da melhor forma e aproveite as festividades de final de ano para alavancar seu negócio:

  1. Mobilidade: estamos vivendo na era mobile e a tecnologia está totalmente ao nosso favor. Hoje, já existem sistemas que disponibilizam atendimento móvel ajudando o garçom a ter agilidade no atendimento em horário de grande movimento. Os sistemas oferecidos no mercado são bem simples, o garçom anota o pedido no tabletesmartphone e maquinetas de cartãoonde é possível fazer pedidos, na hora, o chef recebe a solicitação na cozinha. Isso evita alguns problemas comuns como não entender a letra e na demora para que o papel com a demanda chegue até o cozinheiro. Dessa forma, o consumidor é melhor atendido, o prato chega mais rápido e proporciona uma boa experiência para o cliente;
  2. Automatização de sistema: todo bar tem boas promoções, principalmente em períodos festivos. Para que tudo permaneça dentro do controle, além da organização e disponibilidade do que é oferecido, a automação é um grande aliado para quem trabalha com a alta demanda, pois ajuda os colaboradores do estabelecimento no momento de fazer com que os pedidos sejam realizados de maneira mais ágil. É importante que o sistema auxilie também nesses momentos de promoções com configurações para happy hour, registro de preços diferenciados e função para organização de encomendas (no caso de padarias).
  3. Gestão completa do estoque: um sistema de gestão de estoque evita perdas de mercadoria e ajuda no controle de entrada e saída de alimentos e bebidas. A boa gestão de estoque também ajuda a não faltar insumos, o bar não pode ficar sem a cerveja mais pedida ou sem o petisco que mais sai. Através de relatórios é possível verificar a média de consumo, por exemplo, para que as compras sejam feitar de forma assertiva.
  4. Integração com aplicativos de comida: mesmo com as oportunidades, existem pessoas que preferem receber amigos no conforto de seu lar e os aplicativos de delivery são bastante utilizados para atender esse público. Para não perder vendas ou evitar que seu movimento caia, o dono do estabelecimento pode realizar uma integração com essesapps. Já existem sistemas para food service que reconhecem os pedidos feitos nos aplicativos, aceitam e enviam a confirmação direto para a cozinha do estabelecimento. A gestão das solicitações feitas online pode ser facilmente gerenciada em uma única plataforma.Independente do período de grande demanda, aproveite o que a tecnologia tem a oferecer para esse mercado e dê um upgrade no seu negócio.

    Adaptado de Marcus Varandas Filho, CEO do MVarandas, startup de inovação e tecnologia com foco em P&D.

    E além de algumas dicas para os eventos de final de ano, clique aqui e confira também algumas dicas sobre o que fazer para não errar na gestão no food service!

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Especialista em produção animal e interessado em fornecer conteúdo de qualidade para o setor de alimentação fora do lar!