exportação de banana

Como está a exportação de banana do Brasil?

Apesar do Brasil ser um dos maiores produtores mundiais, a exportação de banana é pouco expressiva por aqui!

O Brasil está entre os maiores produtores mundiais de banana, atrás apenas da Índia, China e Filipinas. Mesmo assim, volume pouco expressivo da produção brasileira é exportada, já que o mercado interno é forte para a fruta.

Dentre as regiões produtoras, apenas o Norte de Santa Catarina e o Rio Grande do Norte/Ceará exportam. Produtores catarinenses vendem a banana nanica para o Mercosul, enquanto os nordestinos enviam ao continente europeu – a proporção, na média de 2012 a 2016, foi de 51% para Mercosul e 48% para a UE (dados da Secex).

Em 2016, o Brasil ocupou a 14ª colocação entre os exportadores de banana à UE, com receita 72% menor quando comparada com 2006 (Trade Helpdesk). No geral, o Brasil perdeu participação nos envios ao bloco europeu, já que, em 10 anos (2006-16), as importações totais de banana da UE aumentaram 35% em valor, enquanto os envios brasileiros se reduziram.

Dentre os concorrentes da América, a Colômbia se tornou o principal exportador de banana à UE em 2016, detendo 24% do mercado e movimentando 835 milhões de euros. O Equador já foi o principal fornecedor de banana à União Europeia, mas desde 2015 ocupa o segundo lugar dentre os fornecedores.

Em 2017, o resultado brasileiro com a exportação de banana à UE tem sido ainda pior. De janeiro a outubro/17, os envios foram 83% menores ao bloco frente ao mesmo período de 2016 (Secex).

Você sabia que o semáforo nutricional é o preferido entre os consumidores do País?

Uma pesquisa realizada pelo IBOPE mostra que 67% das pessoas preferem o semáforo nutricional, contra 31% que declaram preferir o modelo de advertência nos rótulos de alimentos e bebidas. Clique aqui e saiba mais do assunto!

Adaptado de Hortifruti Brasil

Siga o Foodnews, o canal de notícias da gastronomia!

Como está a exportação de banana do Brasil? was last modified: by

Especialista em produção animal e interessado em fornecer conteúdo de qualidade para o setor de alimentação fora do lar!