farinha de banana verde

Saiba mais da farinha de banana verde e seus benefícios!

O Foodnews apresenta alguns dos benefícios da farinha de banana verde, alimento funcional cada vez mais presente em nossa dieta.

Tradicional componente da dieta do brasileiro, a banana é produzida de norte a sul do País, inclusive vale lembrar que somos o terceiro maior produtor mundial.

Mas um dos subprodutos pouco conhecidos da fruta é a farinha de banana verde, obtida basicamente pelo processo de secagem controlada da banana verde sem casca e posterior moagem.

As pesquisadora Fabiana Hoffman Sardá e Elizabete W. de Menezes, ambas do Centro de Pesquisa em Alimentos (Food Research Center – FoRC), revelaram que, além de aumentar a sensação de saciedade e reduzir a fome em refeições subsequentes à sua ingestão, a farinha de banana verde pode reduzir indicadores de resistência à insulina

“Realizamos testes de tolerância à glicose e não observamos alteração no nível de glicose sanguínea. Há indícios que a farinha de banana verde aumenta a sensibilidade à insulina. Isso é um sinal positivo, já que estudos sobre a diabetes tipo 2 apontam a diminuição da sensibilidade à insulina como um dos primeiros passos para o desenvolvimento da doença”, afirma Fabiana.

As pesquisadores encontraram evidencias que a farinha de banana verde atua de saciedade e redução da fome, com uma diminuição da ingestão energética em 14% em refeições subsequentes. Isso significa que a farinha pode atuar sobre os hormônios que regulam esse mecanismo”, explica. O funcionamento intestinal também apresentou melhoras.

Segundo a pesquisadora do FoRC, é preciso cuidado ao comprar a farinha de banana. Fabiana avaliou 12 marcas presentes no mercado e concluiu que somente duas conservavam teores de amido resistente considerados adequados (50% a 60%), sendo que outras oito conservavam apenas 20%.

“Duas dessas 12 marcas sequer podiam ser chamadas de farinha de banana, porque continham altíssimos teores de amido de milho. Portanto, fique atento à textura do produto quando abrir o pacote. Se ele tiver textura próxima à da maisena, desconfie.” Segundo ela, é importante garantir que a farinha de banana verde disponível no mercado brasileiro tenha um padrão de qualidade estabelecido e possa garantir os benefícios a ela atribuídos ao ser consumida.

E mudando de assunto, o teor de lactose varia conforme o tipo do leite que consumimos, ou seja, do leite integral, semi-desnatado e desnatado? Clique aqui e descubra!

Adaptado de Alimentos Sem Mitos

Siga o Foodnews, o canal de notícias da gastronomia!

Saiba mais da farinha de banana verde e seus benefícios! was last modified: by

Especialista em produção animal e interessado em fornecedor conteúdo de qualidade para o setor de alimentação fora do lar!