Agora Degustá! e Foodlogics estão juntos.

Festival Fartura em Fortaleza

O Festival Fartura Gastronomia, um dos maiores eventos do segmento no país, acontecerá na Praça das Flores e reunirá mais de 100 profissionais da gastronomia, entre eles os chefs Flávio Trombino (MG), Liliane Pereira (CE), Marco Gil (CE) e Carlos Bertolazzi (SP).

Nos dias 21 e 22 de maio, a gastronomia será novamente celebrada na segunda edição do Festival Fartura em Fortaleza. O evento faz parte do Projeto Fartura Gastronomia que já atraiu 470 mil pessoas, publicou quatro livros de pesquisa gastronômica, lançou três filmes, recebeu prêmios de renome como o Jabuti e o United Nation World Tourism Organization (Prêmio da Organização Mundial do Turismo) e acaba de mapear todos os estados brasileiros com a Expedição Fartura Gastronomia, uma viagem que há cinco anos pesquisa a cadeia produtiva gastronômica brasileira.
Cozinha Ao Vivo (4)_med - FARTURA

A 2ª edição do Festival Fartura em Fortaleza contará com sete espaços gastronômicos além da área para Foodtruck.

No Espaço Chefs e Restaurantes, o visitante poderá provar pratos de grandes chefs de diversos estados do País. Como Rodolfo Mayer, de Minas Gerais, com o seu prato Cupim, vinagrete de feijão fradinho e purê de cebola assada; do Ceará, a chef Liliane Pereira (CE), com seu crepe de tapioca com camarões; de São Paulo, o chef Rodolfo De Santis, do restaurante Nino, com o prato Cavatelli “amatriciana” de polvo e a chef Tássia Magalhães, do Pomodori, com seu Nhoque de beterraba. De Recife (PE) o chef Joca Pontes, do restaurante Ponte Nova, com sua paella de cordeiro com favas, linguiça portuguesa e charque desfiada, molho cítrico de iogurte e farofa crocante.

Em Petiscos, Lanches e Doces o visitante poderá provar quitutes de diversos lugares do Brasil, como o hambúrguer de caranguejo, do Meatpacking Burgers (Fortaleza, CE), pão com linguiça, d’O Gauchão (Bom Jesus do Amparo, MG), os picolés de goiabada com queijo, da Easy Ice e a Coxinha de pato do chef Carlos Bertolazzi (SP).

O espaço Produtos e Produtores é dedicado à comercialização de produtos típicos de diversas regiões do país: cachaças da Cachaçaria Gole de Ouro (Cascavel, CE), castanhas de caju da ONVIT (Eusébio, CE) e farinha de banana, açúcar mascavo e banana passa do Sítio Mato Grosso (Itapajé, CE) são alguns dos produtos que o público poderá encontrar.
Em Cozinha ao Vivo o público poderá acompanhar bem de perto a elaboração de receitas preparadas por grandes chefs, como Guilherme Melo, do restaurante Hermengarda de Belo Horizonte, com o prato Arroz Amado e Thomas Troisgros, do restaurante Olympe, no Rio de Janeiro, com seu Cassoulet, a “feijoada francesa”.

Em outro ambiente, chefs e profissionais da gastronomia vão ministrar aulas teóricas abertas e gratuitas para o público. O espaço contará com aulas de Louise Benevides (Casa de Moá, Fortaleza, CE) Bia Araújo (Sucré Patisserie, Fortaleza, CE) e Caetano Sobrinho (A Favorita, Belo Horizonte, MG).  Já o Interativo é um espaço reservado para que as pessoas possam colocar a “mão na massa” sob a orientação de profissionais como Ivan Prado (Fortaleza, CE) e Rodrigo Viriato (Alice’s Buffet, Fortaleza, CE).

A programação é resultado da pesquisa realizada pela Expedição Fartura Gastronomia, uma viagem que há cinco anos mapeia a cadeia produtiva gastronômica brasileira e acaba de percorrer todos os estados brasileiros agora em 2016.

Festival fartura em fortaleza

Crédito: www.brunosennaimagens.com

Para completar o evento e celebrar a gastronomia, o festival contará ainda com 45 apresentações culturais e 33 atrações artísticas musicais, divididos pelos dois dias. Passarão pelo palco do Festival artistas como Marcos Lessa, que ficou conhecido no programa “The Voice Brasil”, cantando o álbum Manera FruFru Manera, de Fagner; a cantora Lorena Nunes, que, apesar de carioca, cresceu e em Fortaleza e é um dos grandes nomes da cena musical cearense, irá se apresentar no Fartura com um show em homenagem à Tropicália; e para celebrar a música nordestina,  se apresenta a Orquestra Sanfonas do Ceará, regida pelo maestro e sanfoneiro Zé do Norte. Entre as apresentações cênicas, Dona Zefinha, projeto autoral que mistura música e alegria em seus espetáculos e a Cia. Circo Lúdico Experimental, que ganhou as ruas e os teatros de Fortaleza, e é composta por atrizes-acrobatas e músicos.

Como participar do Festival Fartura em Fortaleza?

Local:

Praça Dr. Carlos Alberto Studart Gomes (Praça das Flores) – Aldeota, Fortaleza – CE

Datas e horários:

21 de maio, Sábado – 12h às 23h

22 de maio, Domingo – 12h às 21h

Ingressos:

Venda antecipada nas lojas Sucré Patisserie

Valor: R$15,00 (cada dia de evento)

A compra só poderá ser efetuada via cartão de crédito ou débito.

Pontos de venda

Rua Nunes Valente, 1310, Aldeota, Fortaleza | Tel: (85) 3268-2983.

Avenida Virgílio Távora, 284, Meireles, Fortaleza | Tel: (85) 3241-4275.

República da Armênia, 920, Água Fria, Fortaleza | Tel: (85) 3879-4280.

Adaptado de Agencia TAO

Confira notícias, eventos, artigos e curiosidades do setor da gastronomia no canal Foodnews – Parceiro da Plataforma de cotação online – Foodlogics.

Para saber mais sobre a plataforma acesse o www.foodlogics.com.br, cadastre-se e participe da rede que conecta fornecedores e bares, hoteis e restaurantes.

Festival Fartura em Fortaleza was last modified: by

A Paty iniciou sua carreira nos anos 90 como professora, estudou moda, trabalhou como garçonete à noite em um dos primeiros restaurantes japonês de São Paulo, teve lojas e restaurantes, até se encontrar como pesquisadora de bebidas artesanais de alta qualidade. Como sommelière, Paty tem agenda cheia com eventos, aulas, degustações, produção de conteúdo e consultorias