florada da maçã

Começa florada da maçã em Fraiburgo, Santa Catarina

Em Fraiburgo (SC), está começando a florada da maçã neste final de setembro.

A florada da maçã ainda está apenas começando da região, isso porque a finalização das podas aconteceu em agosto, quando produtores mais adiantados aplicaram reguladores de crescimento, óleos minerais e fungicidas para a quebra de dormência antecipada em áreas selecionadas.

A prática é realizada para que se tenha maçãs disponíveis antes das outras regiões, a fim de conseguir melhores preços no início da colheita.

De acordo com colaboradores do Hortifruti/Cepea, o clima até meados de agosto era favorável em Fraiburgo. Entretanto, as geadas que ocorreram no final de agosto atrapalharam as atividades de campo.

Em São Joaquim (SC), por sua vez, essas geadas foram benéficas para manter as árvores em período de dormência, já que ainda estavam fracas para o início da brotação, devido ao atraso da colheita da safra 2016/17.

Em todas as regiões produtoras, para as variedades precoces e frutas de caroço que já estavam em processo de brotação e florada, no entanto, as geadas podem ser prejudiciais. Nas regiões de Vacaria (RS) e São Joaquim (SC), a florada da macieira deve se iniciar nos próximos dias.

Para que se tenha uma boa brotação e florada é necessário que as chuvas sejam regulares no período, e o frio não seja tão intenso. No entanto, produtores ainda devem ficar atentos ao clima, pois, caso haja chuva volumosa, há a possibilidade de abortamento da primeira florada – que gera as melhores frutas.

E por falar em florada da maçã e da fruta, o Foodnews destacou a maçã gala, uma das frutas mais populares em todo o mundo. A maçã é uma das frutas com maior variação, acredita-se que há entre 5 e 25 mil variações, e a maçã gala. Esse é um dos tipos mais cultivados e consumidos do alimento no mundo. Clique aqui e saiba mais!

Adaptado de Hortifruti Brasil

Siga o Foodnews, o canal de notícias da gastronomia!

Começa florada da maçã em Fraiburgo, Santa Catarina was last modified: by

Especialista em produção animal e interessado em fornecedor conteúdo de qualidade para o setor de alimentação fora do lar!