furacão irma

Furacão Irma ameaça produção de laranja da Flórida

O Furacão Irma ameaça atingir a produção de laranjas na Flórida!

Duas semanas após a passagem do furacão Harvey pelos Estados Unidos, mais um fenômeno de grande intensidade se encaminha na direção oeste do Oceano Atlântico.

Segundo o jornal The Ledger, os locais que já tiveram estado de emergência declarado foram as ilhas do Caribe, Índias Ocidentais, Ilhas Virgens Britânicas e Americanas, Porto Rico e a costa leste dos Estados Unidos – principalmente o estado da Flórida, maior produtor de laranja dos EUA.

O Furacão Irma atingiu, no início de setembro (dia 05), a categoria 5 na escala Saffir-Simpson (quando os ventos ultrapassam os 251 km/h).

Assim, autoridades locais têm alertado que a tempestade pode causar fortes chuvas, deslizamentos, inundações, interrupções de eletricidade, além de ondas de até sete metros.

Na costa leste norte-americana, os residentes foram orientados a monitorar o progresso do fenômeno, para o caso de se direcionar, além da Flórida, aos estados da Geórgia ou Carolinas do Norte e Sul. Conforme o Centro, o fenômeno pode chegar aos EUA neste sábado (09), mas ainda é cedo para estimar o caminho exato, a intensidade e seus efeitos.

Atualmente, os pomares da Flórida estão com os frutos formados e em período de enchimento – a previsão é de início da colheita em meados de outubro. Neste período, furacões podem aumentar a taxa de queda dos frutos e, em caso de grande intensidade de ventos, derrubar as árvores.

Antes do Furacão Irma a estimativa era de que a produção de laranja na Flórida, Estados Unidos, aumentasse 1%, podendo atingir 68,5 milhões de caixas na safra 2016/17.

O fato é que a produção de laranja já estava em queda na Flórida nos últimos anos. Com isso, fonte da maior parte das laranjas usadas na produção de sucos dos EUA, as importações do Brasil cresceram.

O Brasil é o maior produtor e responsável por 80% das exportações mundiais de suco.

Veja também que a falta de chuvas no nordeste brasileiro pode afetar preços das frutas (clique aqui e saiba mais).

Adaptado de Hortifruti

Siga o Foodnews, o canal de notícias da gastronomia!

Furacão Irma ameaça produção de laranja da Flórida was last modified: by

Especialista em produção animal e interessado em fornecedor conteúdo de qualidade para o setor de alimentação fora do lar!