gastronomia regional

Turismo e gastronomia regional brasileira

O Turismo Nacional começa a despertar para a importância da gastronomia regional brasileira, suas características e formação dinâmica de atuação no turismo receptivo.

Cada vez mais os hotéis e meios de hospedagem no Brasil estão sensibilizados para a questão da gastronomia regional.

Em São Paulo, os restaurantes e bares que dedicam-se a essa tipologia de gastronomia, já são considerados de forte atração turística de viajantes nacionais e internacionais.

A cozinha brasileira de natureza regional é fascinante e é resultado de uma união de povos, culturas, temperos e técnicas específicas de trabalho gastronômico.

gastronomia regionalA gastronomia regional do Sul é fortemente carregada de influências européias (italianos, alemães, etc.) resultando numa gastronomia marcante enquanto sobremesas, vinhos, pratos à base de carnes, massas, entre outros. Ex. Churrasco.

gastronomia regional

 

A gastronomia regional do Sudeste tem forte influência portuguesa mesclada com a cultura indígena, resultando numa característica de cardápios de peixes e frutos do mar, pratos à base de carne de porco, feijão, couve, farinha; além de uma doçaria rica e fortemente influenciada pela confeitaria portuguesa (leite, ovos, açúcar, especiarias, manteiga). Ex. Feijoada.

gastronomia regionalA gastronomia do Centro-Oeste é resultante do aproveitamento otimizado dos peixes de água doce, arroz, frutos regionais, farinha de mandioca, carne de frango, guariroba (espécie de palmito). Arroz com pequi.

 Já a gastronomia do Nordeste é baseada na tríade:

Azeite-de-dendê, leite de coco e pimenta; Muqueca Baiana. gastronomia regionalOs itens desta gastronomia possuem forte influência negra africana e a carne seca destaca-se na confecção de inúmeros pratos; já o açúcar é muito consumido em forma de doces diversos, melado, rapadura, etc.

gastronomia regionalA gastronomia Amazônica (do norte) é a mais autêntica das culinárias regionais do Brasil, tipicamente indígena. Pato no Tucupi.

Aproveita-se muitíssimo dos peixes de rio, uso de raízes e inúmeros doces feitos com frutas exóticas praticamente só encontradas no nosso Brasil.

A gastronomia de Belém do Pará hoje é um exemplo da forte captação turística de visitantes como de São Paulo, interior do estado de SP e principais cidades européias. Sua cultura e gastronomia constam como as principais motivações turísticas de viagem.

O turismo brasileiro e sua gastronomia regional caminham juntos num novo rumo de atendimento ao turista nacional e internacional.

Os sindicatos patronais estão cada vez mais sendo consultados sobre o estudo da viabilidade de investimentos em empreendimentos com forte característica de hospitalidade gastronômica, tendo a culinária, a coquetelaria e a enologia nacionais como  foco de atenção permanente.

Por outro lado, as autoridades nacionais (municipais, estaduais e federais) do turismo nacional percebem pouco a pouco, a relevância de nossa gastronomia como importante componente cultural de nossos povos e forte instrumento de atração turística enquanto diversidade de sabores, aromas e origens.

Bom apetite!

gastronomia regionalProfa. Carmen Guarize

Graduada em Administração Hoteleira e Mestre em Turismo pela Unibero – SP.

Bartender pela ABB (Associação Brasileira de Bartenders) e Master Bartender pela IBA (International Bartenders Association). Sommelier pela Sommelièr School.

Convidada Especial da 1ª Turma Brasil do Programa da Internacional Sommelier Guild – Escola Líder Mundial na Formação de Sommeliers (2015).

Atualização e Aperfeiçoamento Internacional em Gastronomia, Eventos e Hospitalidade na França (École Paul Bocuse), Itália (IFSE – Italian Food Style Education), Espanha (Universidade de Salamanca e Escola Superior de Turismo de Baleares), Portugal (Associação Portuguesa de Bartenders), USA (Florida Christian University) e AREGALA Internacional (Perú, Argentina, Chile, Bolívia, Equador, Costa Rica, Cuba, México, Finlândia, Polônia e França).

Vice Presidente de Aregala Internacional para América do Sul.

Diretora Internacional de Relações Públicas de AREGALA para América Latina (Associação de Restauradores Gastronômicos das Américas e do Mundo) e Vice-Presidente da Cozinheiros Sem Fronteiras Brasil.

Docente da Escola Patronal João Doria Jr, Universidade Estácio e Programa Estadual de Atualização e Aperfeiçoamento em Gastronomia, Hotelaria e Turismo da FHORESP(Federação de Hotéis, Bares e Similares do Estado de São Paulo).

Consultora Educacional da CNTur (Confederação Nacional do Turismo) e ABRESI (Associação Brasileira de Gastronomia, Hospedagem e Turismo). – Festivais Gastronômicos e CIHAT – (Congresso Internacional de Gastronomia, Hospitalidade e Turismo)

Siga o Foodnews, o canal de notícias da gastronomia!

Turismo e gastronomia regional brasileira was last modified: by

Especialista em produção animal e interessado em fornecedor conteúdo de qualidade para o setor de alimentação fora do lar!