gengibre

Saiba mais do gengibre, seus benefícios e curiosidades

O gengibre tem muitos benefícios para a saúde. Confira alguns deles e as curiosidades dessa raiz asiática!

O gengibre tem ação bactericida, é desintoxicante e ainda melhora o desempenho do sistema digestivo, respiratório e circulatório, além de possuir propriedades termogênicas, que pode ser capaz de acelerar o metabolismo e favorecer a queima de gordura corporal. Também auxilia na digestão de alimentos gordurosos e protege o fígado.

O gengibre, essa raiz nativa da Ásia que tem tanto uso culinário, emprestando seu frescor para diversos pratos doces e salgados, como também é bastante utilizado para fins medicinais, principalmente para tratar problemas estomacais, pois combate enjoo, gases, indigestão, náuseas causadas pelo tratamento do câncer e perda de apetite.

Veja outras propriedades do gengibre:

  • Ajuda a prevenir a enxaqueca.
  • Alivia os sintomas da ressaca alcoólica.
  • Reduz complicações devido a diabetes.
  • Ameniza as dores da artrite e dores musculares.
  • Reduz os sintomas de gripes e resfriados.
  • Combate o mau hálito
  • Alivia dores de garganta, infecções do trato respiratório, tosse, asma e bronquite.

Muitas das propriedades do gengibre provêm do gingerol, responsável pelo sabor picante e que é uma substância dotada de propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias e antimicrobianas que protegem o organismo, além de outros componentes medicinais como o cafeno, felandreno, zingibereno e zingerona. Possui ainda vitamina B6, potássio, magnésio e cobre.

Apesar de possuir inúmeras propriedades benéficas, o gengibre não pode ser consumido por todo mundo.

Seus efeitos colaterais podem incluir dores de estômago e sonolência, quando consumido em excesso, e está contraindicado para pacientes que utilizam remédios anticoagulantes, porque ele pode afinar o sangue, facilitando a existência de hemorragias.

Pacientes com pressão alta e que usam medicamentos para controlar a pressão também só podem consumir essa especiaria após orientação médica, pois descontrolar a pressão arterial. Mulheres grávidas também devem limitar o consumo máximo de gengibre a 1g por cada quilo do seu peso, sendo mais recomendado usar as raspas para aliviar os enjoos durante a gestação.

E por falar em raízes, clique aqui e confira a lista das 10 mais saudáveis para nossa saúde!

Adaptado da Ceagesp

Siga o Foodnews, o canal de notícias da gastronomia!

Saiba mais do gengibre, seus benefícios e curiosidades was last modified: by

Especialista em produção animal e interessado em fornecer conteúdo de qualidade para o setor de alimentação fora do lar!