graviola

Compostos extraídos da graviola têm potencial antitumoral

Substâncias identificadas nas folhas da graviola vêm chamando a atenção dos cientistas há pelo menos 40 anos.

Essas substâncias encontradas nas folhas da graviola são compostos derivados de ácidos graxos, cuja atividade biológica inclui propriedades inseticidas, anti-helmínticas e anticancerígenas.

A Embrapa e a Unicamp acabam de concluir um estudo que pode contribuir para que, no futuro, essas substâncias cheguem às prateleiras de supermercados e farmácias.

A pesquisa avaliou um método promissor para extrair e concentrar esses compostos. Um estudo que abre caminhos para que se possa transformar folhas em produtos, como suplementos alimentares ou fitoterápicos, sem que se percam os princípios ativos de interesse.

Conforme a pesquisadora Ingrid Vieira Machado de Moraes, da Embrapa, “Pesquisas em todo o mundo têm confirmado o que o conhecimento tradicional aponta: componentes naturais presentes nas folhas, caule, casca e semente dos frutos da gravioleira apresentam comprovado efeito anticancerígeno”, diz.

Muitas empresas brasileiras e estrangeiras têm comercializado a folha da gravioleira desidratada na forma de cápsulas e sachês de chá, obtidos a partir da secagem e trituração das folhas.

“O conhecimento das concentrações de moléculas potencialmente citotóxicas, como as acetogeninas anonáceas, é de extrema relevância para o consumo seguro dos produtos que contêm esses compostos”, afirma Ingrid de Moraes.

Para que o extrato seja transformado em produto, são necessários ainda outros estudos, incluindo análises de estabilidade das moléculas e padronização dos extratos. A intenção é melhorar o método de produção e a qualidade final do extrato, dando condição de informar a concentração dos princípios ativos presentes.

O Brasil hoje é o maior produtor de graviola do mundo, tendo ultrapassado o México nos últimos anos.

Só o estado da Bahia responde por aproximadamente 85% da produção nacional segundo a Agência de Defesa Agropecuária da Bahia.

Clique aqui e entenda um pouco mais dos custos do desperdício de alimento no mundo!

Adaptado Verônica Freire, da Embrapa

Siga o Foodnews, o canal de notícias da gastronomia!

Compostos extraídos da graviola têm potencial antitumoral was last modified: by

Especialista em produção animal e interessado em fornecer conteúdo de qualidade para o setor de alimentação fora do lar!