hamburguer

Quão seguro é o preparo do seu hambúrguer?

O Foodnews destaca o cuidado que devemos ter no preparo do hambúrguer, visando a segurança alimentar. Entenda por que!

Os dados apresentados e discutidos aqui referem-se a pesquisas da Universidade de Ohio, nos Estados Unidos.

E a questão começa com uma dúvida frequente entre os americanos, mas, que se aplica também por aqui: se os “steaks” são seguros quando preparados a 62,7°C , por que os hambúrgueres precisam ser cozidos a 71,1° C?

A dúvida surge porque ambos, hambúrguer e steaks, são carnes bovinas. Sendo assim, por que o hambúrguer precisa ser preparado a uma temperatura mais elevada?

Bom, embora ambos sejam de carne bovina, quando se trata de segurança alimentar, a carne moída é um produto que deve ser tratado de modo diferente.

A razão é simples. As bactérias e outros tipos de contaminantes causadores de doenças transmitidas por alimentos que geralmente se desenvolvem em carne crua são superficiais.

No caso de steaks os agentes patogênicos permanecem próximos da superfície, onde o calor externo, quando a temperatura adequada, eliminam os patógenos.

O problema surge porque a carne de hambúrger é moída, ou seja, as bactérias se misturam por toda a carne, ao contrário dos steaks.

Por isso que é recomendado uma temperatura de preparado superior no caso do hambúrguer. A temperatura interna deve ficar quente o suficiente por tempo suficiente para eliminar E. coli, Salmonella e outras bacterias.

Pesquisas mostram que não importa se a carne é convencional ou orgânica, ou comprada em uma mega loja ou no seu açougue de bairro. Você deve apenas assumir que a carne crua tem alguma contaminação e tratá-la com o devido cuidado na preparação.

O problema é que assim que a carne é moída, os contaminantes da superfície entram no interior do produto. Com isso, para uma refeição segura, tenha em mente que o hambúrguer deve ser preparado a uma temperatura pouco acima de 71°C.

O Foodnews destaca a trajetória de sucesso da carne bovina ao longo dos anos, saindo de grande vilã nos anos 70 para um cenário completamente diferente hoje! Clique aqui e saiba mais!

Siga o Foodnews, o canal de notícias da gastronomia!

Quão seguro é o preparo do seu hambúrguer? was last modified: by

Especialista em produção animal e interessado em fornecer conteúdo de qualidade para o setor de alimentação fora do lar!