harmonização para a ceia

Dicas de harmonização para a ceia de Natal do Verbena!

Sommelier do restaurante Verbena, do Hotel Transamerica São Paulo, dá dicas de harmonização para a ceia de Natal!

O final do ano vem chegando e junto com ele uma das comemorações mais esperadas de todas: o Natal. Para muitos, além da união em família, também é a data ideal para combinar o que há de melhor na gastronomia típica das festas com vinhos e espumantes. E é nesse momento que essa tal harmonização pode despertar dúvidas. Por isso, o sommelier do Hotel Transamerica São Paulo, Isaac Moura, preparou algumas dicas que vão surpreender e levar a qualidade da adega do restaurante Verbena para sua casa.

Confira a seguir algumas dicas de harmonização para a ceia de Natal:

  • Frango/Peru: um peito de frango preparado de diferentes maneiras pode oferecer um grande leque de combinações. Quando cozido, é um prato suave e delicado, e pede o acompanhamento de vinhos brancos e elegantes, como o Sauvignon Blanc. Uma sugestão do sommelier é o chileno Amayna Uva Sauvignon Blanc. Já o peru, uma das carnes mais clássica das refeições de Natal precisa de um acompanhamento que não roube seu brilho e que acentue seu sabor. A ave assada pede uma bebida curinga, com notas frutadas e adocicadas como o Pinot Noir.
  • Porco: as carnes de porco são carnes leves, geralmente classificadas como rosadas, que harmonizam tanto com vinhos brancos quanto com tintos leves. Uma boa pedida, segundo Isaac Moura, é harmonizar com vinho branco argentino Alamos Uva Chardonnay. Os amantes de embutidos também podem se deliciar ao combinar presuntos, salsichões defumados e salsichas ao lado de um belo exemplar de Malbec, como é o caso de outro argentino, o vinho tinto Angelica Malbec.
  • Peixes: pratos preparados com peixe costumam ser mais leves. Por isso, é comum que a harmonização tenda a puxar para o suave vinho branco, como o Cono sur bicicleta Uva Gewurztraminer. Outros crustáceos, como lagosta, camarão e lagostim conduzem bem o paladar com molhos e vinhos brancos, como um Chardonnay passado por madeira.

Além das dicas de harmonização para a ceia de Natal, você sabia que o mercado de exportação de vinhos brasileiros segue em recuperação e acumula 3 anos consecutivos de alta. Clique aqui e saiba mais do assunto!

Siga o Foodnews, o canal de notícias da gastronomia!

Dicas de harmonização para a ceia de Natal do Verbena! was last modified: by

Especialista em produção animal e interessado em fornecer conteúdo de qualidade para o setor de alimentação fora do lar!