hormônios de vacas

Hormônios de vacas gestantes podem contaminar o leite?

Os hormônios de vacas gestantes passam para o leite e causam doenças no ser humano? Mito ou Verdade?

Mito!  As vacas gestantes apresentam níveis elevados de estrógeno em seu leite no final da gestação.

Por esta razão, surgiu uma hipótese de que esses hormônios de vacas gestantes poderiam causar alguns tipos de câncer e outros problemas reprodutivos relacionados ao consumo de leite.

Mas, os resultados de uma pesquisa recente, conduzida na Eslovênia e publicada no Journal of Dairy Science, mostraram que esta suposição é infundada.

Os pesquisadores observaram que o consumo de leite, contendo 10 vezes mais estrógeno que a quantidade presente no leite de vacas gestantes, não alterou os níveis sanguíneos de estrógeno, o peso dos órgãos sexuais e as concentrações de testosterona em ratos machos ou fêmeas.

Na verdade, esses parâmetros só foram alterados quando os pesquisadores aumentaram em mais de 1.000 vezes a quantidade de estrógeno presente no leite, em relação àquela encontrada em vacas gestantes, ou seja, uma condição impossível de ocorrer.

Com isso, concluíram que o estrógeno presente no leite não chega à corrente sanguínea, sendo filtrado pelo fígado e excretado. Por isso, seu consumo não traz riscos potenciais à saúde do consumidor de leite.

Saiba mais também do movimento Beba Mais Leite que ganha força justamente no mês em que foi comemorado o Dia Mundial do Leite. Clique aqui para acessar o artigo que destaca haver muitos motivos para comemorar, apesar dos desafios!

O leite é uma das melhores fontes de cálcio disponível. Por isso, este alimento é essencial para a saúde dos ossos e dentes e seu consumo previne a osteoporose. Além disso, a bebida pode contribuir para a perda de peso, proporcionar bem-estar e ainda prevenir o diabetes tipo 2 (clique aqui e saiba mais)

Por Por: Flávia Fontes, DSC. Nutrição Animal, Editora da Revista Leite Integral e do Movimento #bebamaisleite

Siga o Foodnews, o canal de notícias da gastronomia!

Hormônios de vacas gestantes podem contaminar o leite? was last modified: by

Especialista em produção animal e interessado em fornecedor conteúdo de qualidade para o setor de alimentação fora do lar!