hortifrútis imperfeitos

Rede de supermercados cria linha de hortifrútis imperfeitos!

O Foodnews apresenta iniciativa de supermercado canadense que promove o mercado de hortifrútis imperfeitos, reduzindo o desperdício de alimento.

A Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO/ONU) aponta que um terço da produção mundial de alimentos é perdida ou desperdiçada anualmente.

O Foodnews inclusive apresentou dados sobre o desperdício de alimentos no mundo (clique aqui e saiba mais)!

Infelizmente, o Brasil é um dos países que lideram o desperdício de alimentos do mundo.

“O Brasil está entre os dez principais países que mais perdem e desperdiçam alimento. Estamos falando da cadeia de perda e de desperdício. Perda que tem a ver com a colheita, a pós-colheita, com a distribuição e o desperdício que já vem no final da cadeia, que é no varejo, no supermercado e com o hábito do consumidor”, disse Viviane Romeiro, coordenadora de Mudanças Climáticas do World Resources Institute (WRI) Brasil.

No caso dos hortifrútis, o descarte está bastante atrelado à aparência do produto – que, quando abaixo dos padrões demandados pelo mercado, perdem valor comercial (mesmo que o valor nutricional seja o mesmo de suas versões com formato, cor e calibre tradicionalmente desejados pelos consumidores).

Assim, no intuito de minimizar este desperdício, uma rede varejista de alimentos canadense, a Loblaws, ampliou sua gama de produtos da linha Naturally Imperfect (naturalmente imperfeito), lançada em 2015 e comercializada em lojas selecionadas do Canadá. Agora, além do produto in natura, a marca disponibiliza pacotes com hortifrútis imperfeitos congeladas, como bagas, mirtilo, manga e morango.

A expansão se deu após a resposta positiva dos clientes à linha – que custa até 30% menos do que os de padrão tradicional e oferece frutas e hortaliças que, embora sejam menores ou ligeiramente deformadas, apresentam os mesmos benefícios dos produtos regulares.

A iniciativa do comércio de hortifrútis imperfeitos merece ser destacada e replicada ao redor do mundo visando reduzir o desperdício!

Adaptado de Hortifruti

Siga o Foodnews, o canal de notícias da gastronomia.

Rede de supermercados cria linha de hortifrútis imperfeitos! was last modified: by

Especialista em produção animal e interessado em fornecedor conteúdo de qualidade para o setor de alimentação fora do lar!