importação de trigo

Importação de trigo pelo Brasil no maior patamar em 10 anos

A importação de trigo pelo Brasil no maior patamar em cerca de 10 anos!

A importação de trigo pelo Brasil em 2017 deverá atingir 7,2 milhões de toneladas, o maior volume em cerca de uma década, após uma quebra de safra do cereal no país, apontou a Conab neste início de dezembro.

O Brasil, um dos maiores importadores globais de trigo, já havia comprado grandes volumes do cereal em 2016, quando as importações tinham somado 7,09 milhões de toneladas.

Em anos normais, a importação de trigo pelo Brasil é de cerca de metade de seu consumo, estimado em 2017 em 11,3 milhões de toneladas, de acordo com dados da Conab.

No entanto, neste início de dezembro, a Conab revisou para cima sua previsão de importação neste ano em 200 mil toneladas na comparação com a projeção de novembro, após reduzir a previsão de colheita, praticamente finalizada, em quase 270 mil toneladas.

O volume estimado para 2017 só fica abaixo da importação registrada na série histórica da Conab em 2006/07, quando o Brasil importou mais de 7,5 milhões de toneladas.

As importações de trigo do Brasil neste ano foram dominadas pelo produto da Argentina, tradicionalmente o principal fornecedor do Brasil, com mais de 4 milhões de toneladas de janeiro a outubro, segundo dados da associação da indústria Abitrigo.

O Paraguai, Estados Unidos e Canadá aparecem como fornecedores menores do país. Vale destacar que, com o Brasil comprando grandes volumes no exterior, outros fornecedores, como a Rússia, estão de olho no mercado brasileiro.

Técnicos dos dois governos estão discutindo uma abertura ao trigo russo, enquanto também negociam a retomada do mercado da Rússia para a carne brasileira.

Você sabia que as pesquisas mostram avanços e torna cada vez mais possível a oferta de trigo sem glúten no mercado? Pois é, isso está cada vez mais perto de se tornar realidade. Clique aqui e saiba mais!

Adaptado de Reuters

Siga o Foodnews, o canal de notícias da gastronomia!

Importação de trigo pelo Brasil no maior patamar em 10 anos was last modified: by

Especialista em produção animal e interessado em fornecedor conteúdo de qualidade para o setor de alimentação fora do lar!