importância da água

A importância da água na alimentação

O Foodnews destaca a importância da água na alimentação!

Temos apresentado os benefícios e o valor nutricional de muitos alimentos, mas, muitas vezes, esquecemos da importância da água para nossa saúde!

Na realidade muitas vezes o consumo de água acontece sem que tenhamos a percepção de sua importância. Será que cada um de nós já pensou no quanto é importante o consumo de água para cada um de nós?

Para o corpo humano, a água é realmente um recurso vital. O fato é que o ser humano, em geral, pode sobreviver até semanas sem consumir algum alimento, mas apenas entre 5 a 7 dias sem ingerir água.

E aqui vão alguns dados interessantes: quando a água em nosso corpo é reduzida em apenas 1%, ficamos com sede. Uma redução de 5% torna os músculos tensos e ficamos com calor e cansados. No caso de uma redução de cerca de 10% ocorrem delírios e a visão é prejudicada. Indo além, uma redução de 20% de água em nosso corpo causa a morte.

Diante desses dados, concluímos que não há nutrientes mais importantes para os nossos corpos do que a água. Nenhuma outra substância é tão amplamente envolvida nos processos e na composição do corpo.

O corpo de um homem é composto de cerca de 60% de água, e o de uma mulher, de aproximadamente 50%. Mas nesse assunto o cérebro humano se destaca, já que é composto por 75% de água.

Todos os dias perdemos de 2 a 3 litros de água, seja pela urina, suor e respiração. Uma vez que muitos dos processos dentro do corpo dependem muito da água, é importante não deixar de repor o líquido em nosso corpo.

E aqui cabe outra detalhe importante. Muitas vezes concentramos a atenção nos alimentos, esquecendo da demanda mundial por água, recurso cada vez mais escasso!

Isso porque a demanda mundial por alimento está relacionado a uma maior demanda mundial por água e, com isso, o compromisso cada vez maior com uma produção sustentável. Claro, utilizamos água na produção de alimentos

De acordo com a ONU, a demanda mundial por alimentos vai crescer 70% até 2050, enquanto a demanda mundial por água vai aumentar cerca de 55% no mesmo período. Clique aqui e saiba mais!

Siga o Foodnews, o canal de notícias da gastronomia!

A importância da água na alimentação was last modified: by

Especialista em produção animal e interessado em fornecedor conteúdo de qualidade para o setor de alimentação fora do lar!