industrias de batata

Como surgiram as indústrias de batata processada no Brasil?

O Foodnews destaca para o surgimento das indústrias de batata processada no País, conforme artigo do Hortifruti Brasil.

Diante de crescimento do consumo da batata industrializada no Brasil, produtores decidiram realizar uma nova empreitada no final de 2006, inaugurando a primeira processadora de batata pré-frita do País, em grande escala: a Bem Brasil.

No início, o empreendimento tinha como objetivo o processamento da produção dos próprios sócios. Com o passar do tempo, porém, a propriedade concentrou-se em um único dono e, aí, para atender à crescente demanda, a empresa começou a comprar de terceiros.

A Bem Brasil continua como a principal dentre as indústrias de batata palito, com cerca de 90% da produção nacional concentrada em duas plantas processadoras.

A primeira, implantada em 2006, tem capacidade para processar 100 mil toneladas do tubérculo e, a segunda, inaugurada em fevereiro de 2017, 150 mil toneladas. A nova fábrica atinge, em 2017, cerca de 65% dessa capacidade de operação. A estimativa é que alcance 100% em 2020.

Da produção da Bem Brasil, cerca de um terço da matéria-prima é de fornecimento de terceiros, enquanto a própria processadora produz o restante do tubérculo. Da área total cultivada para a indústria, 90% da produção se concentra no período de inverno, sendo que mais de 85% dela está no cerrado de Minas Gerais, e o restante, na região de Vargem Grande do Sul (SP).

Para os 10% do cultivo que correspondem à safra das águas, a produção está no Paraná e no Rio Grande do Sul. O motivo da maior proporção no inverno é que as adversidades climáticas são menores e, assim, há redução dos custos que ocorrem principalmente pela maior produtividade.

Há mais indústrias de batata congelada pré-frita e estão em outras regiões produtoras do País, mas são bem menores: juntas devem representar 10% do total da produção do segmento. O restante da área destinada à indústria, embora também seja grande, corresponde principalmente ao segmento de chips, que não tem registrado ritmo forte de crescimento nos últimos anos, como o observado para as pré-fritas.

O fato é que o consumo de batata processada no Brasil vem crescendo de forma robusta nos últimos 20 anos.

A alta no consumo de batata processada é impulsionado pela mudança de hábitos alimentares da população brasileira. Clique aqui!

Adaptado de Hortifruti Brasil

Siga o Foodnews, o canal de notícias da gastronomia!

Como surgiram as indústrias de batata processada no Brasil? was last modified: by

Especialista em produção animal e interessado em fornecedor conteúdo de qualidade para o setor de alimentação fora do lar!