jabuticaba

Curiosidades e benefícios da jabuticaba!

A jabuticaba ou jaboticaba é uma fruta que nasce no tronco da jabuticabeira, espécie nativa brasileira proveniente da Mata Atlântica.

Encontrada ao longo do litoral brasileiro, ela recebe diversos nomes como jabuticabeira-preta, jabuticabeira-rajada, jabuticabeira-rósea entre outros.

Independente do nome que leva, a jabuticaba é uma fruta muito popular e apreciada pelo seu sabor adocicado e levemente ácido, que literalmente explode na boca quando a quebramos com os dentes dentro da boca.

A jabuticaba é utilizada para vários fins, tanto culinários como medicinais.

Por exemplo, o chá preparado com a casca do fruto é indicado para tratar diarreias e disenterias, bem como para tratamento de inflamações crônicas nas amídalas. Neste caso, recomenda-se fazer gargarejos com esse chá. Ainda é indicada para ser usado no tratamento de doenças no pulmão.

Suas propriedades não param por aí. Apesar de ser descartada por muitos consumidores, a casca possui muitos nutrientes importantes, como compostos fenólicos (antocianinas) que têm propriedades antioxidantes, além de ser uma excelente fonte de fibras solúveis, que ajudam no bom funcionamento do aparelho intestinal.

Sua polpa traz várias vitaminas e minerais, e também é uma boa fonte de vários aminoácidos, ácidos gordos e muitos antioxidantes potentes que possuem propriedades anti-inflamatórias e que combatem o câncer.

A jabuticaba também pode ajudar aqueles que fazem dieta de restrição de calorias, pois 100 gramas do produto trazem apenas 45 kcal.

Pesquisa científicas demonstraram ainda que a jabuticaba ajuda no rejuvenescimento e hidratação da pele.

A fruta incentiva a produção de colágeno, que ajuda a aumentar a elasticidade e flexibilidade da pele. A sua polpa desta fruta contém vitamina B3 (niacinamida), que suporta o funcionamento de enzimas que promovem o crescimento celular. Suas propriedades antimicrobianas também contribuem no tratamento da acne.

A jabuticaba pode ser encontrada entre os meses de agosto a novembro. Em 2016, a Ceagesp da capital paulista recebeu 2.481 toneladas do alimento que vieram principalmente de sete municípios paulistas: Guararema, Casa Branca, Aguaí, Presidente Prudente, Ipiguá, São Miguel Arcanjo e Mogi Guaçu.

E você sabia que a transmissão da Doença de Chagas por alimentos preocupa autoridades. Clique aqui e saiba mais do assunto!

Adaptado da Ceagesp

Siga o Foodnews, o canal de notícias da gastronomia!

Curiosidades e benefícios da jabuticaba! was last modified: by

Especialista em produção animal e interessado em fornecedor conteúdo de qualidade para o setor de alimentação fora do lar!