leite de búfala

Leite de búfala: confira as diferenças com o leite de vaca!

O leite de búfala e seus derivados estão se tornando cada vez mais populares no País.

E você sabe o valor nutricional e as diferenças do leite de búfala em relação ao leite bovino?

De acordo com estudos comparativos da Embrapa e Esalq, o leite de búfala tem níveis maiores de gordura e possui mais cálcio, mais proteínas, carboidratos e mais vitamina A do que o leite de vaca.

“O leite de búfala tem entre 50% e 60% de sólidos a mais que o bovino. Os leites passaram a ter valor quanto maior a quantidade de sólidos que contêm”, explica Otávio Bernardes, criador búfalos. “Com três litros de leite de búfala se faz um queijo frescal de um quilo. Se for feito com o leite de vaca, são necessários cinco ou seis litros”.

Do ponto de vista nutricional, o leite de búfala tem maior concentração de alguns nutrientes que o leite de vaca, caso das proteínas. Quanto aos minerais, muitos estão presentes em quantidades similares ao leite bovino, mas o cálcio, ferro e fósforo estão em quantidades maiores, assim como a vitamina A.

Cabe lembrar que esse leite também tem maior teor de lipídios, o que é interessante do ponto de vista de produção de laticínios. Estudos que compararam lipídios do leite de búfala aos do leite de vaca concluíram que o primeiro tem menor concentração de colesterol por 100g de lipídios.

Assim, segundo a nutricionista Eliana Giuntini, pesquisadora do Centro de Pesquisa em Alimentos (FoRC – Food Research Center), o consumo do leite bubalino deve ser evitado por pessoas cujas dietas recomendam restrição de colesterol.

Veja abaixo tabela da composição nutricional do leite de búfala comparada ao leite de bovinos.

leite de búfala

Pesquisas recentes também mostram que o leite de búfala não possui a beta-caseína A1, proteína ligada ao aparecimento de uma série de doenças, como inflamações intestinais, e responsável pelo desencadeamento de alergias que muitas pessoas apresentam ao consumir leite de vaca, que geralmente tem beta-caseína A1 e A2.

No caso do rebanho bubalino não há necessidade de nenhuma intervenção, uma vez que ele não tem a beta-caseína A1. Para pessoas que têm sensibilidade a esta última, a substituição do leite de vaca por leite de búfala pode ser uma opção interessante.

O Foodnews destaca a questão da alergia ao leite, problema que afeta principalmente as crianças. Clique aqui e saiba mais do assunto!

Adaptado de Alimentos Sem Mitos

Siga o Foodnews, o canal de notícias da gastronomia!

Leite de búfala: confira as diferenças com o leite de vaca! was last modified: by

Especialista em produção animal e interessado em fornecer conteúdo de qualidade para o setor de alimentação fora do lar!