leite e derivados

Disponibilidade de leite e derivados nos Estados Unidos

O Foodnews destaca para um assunto que vem despertando o interesse no setor da gastronomia, que é o da disponibilidade do leite e derivados.

Dizemos isso porque recentemente o problema da falta de manteiga na Europa chegou a comprometer inclusive a produção dos croissants no país. O Foodnews destacou a o assunto (clique aqui).

A questão debatida apresentou a forte alta nos preços da manteiga nos últimos anos devido a falta do produto. Diante desse fato, vamos avaliar a disponibilidade de alguns produtos do leite e derivados em um dos principais produtores e consumidores mundiais, os Estados Unidos.

Aliás, uma das vantagens de avaliar os dados dos Estados Unidos é que o país nos fornece dados de mais e 100 anos de história, ou seja, desde o ano de 1910.

Então vamos aos dados e iniciar pela disponibilidade de manteiga percapita no país (Figura abaixo). Será que o país tem produzidos mais ou menos manteiga ao longo dos anos?

 

leite e derivados

Fonte: Dados do USDA (adaptado por Foodnews)

 

Veja que os Estados Unidos está ofertando menos manteiga em termos percapita para a população do país. Enquanto no início da década passada a disponibilidade estava em cerca de 8,5kg por habitante ao ano, atualmente este valor esta próximo de 2,0kg. Uma queda muito significativa.

Mas a oferta de leite e derivados tem diminuído no país ou o consumo tem migrados para outros produtos em detrimento da manteiga. Bom, um pouco das dois. Mas o fato é que a disponibilidade de queijo por habitante aumentou e muito no período analisado, como ilustra a Figura a seguir.

 

leite e derivados

Fonte: Dados do USDA (adaptado do Foodnews)

 

A disponibilidade de queijo por habitante nos Estados Unidos saiu de 2,0kg por habitante ao ano em 1910 para mais de 16kg nos dias atuais.

Isso indica que os norte-americanos tem mudado seu perfil de consumo em relação ao leite e derivados.

E a questão da disponibilidade global de leite e derivados por habitante no país? Veja na Figura abaixo.

 

leite e derivados

Fonte: Dados do USDA (adaptado por Foodnews)

 

De fato, a disponibilidade de leite e derivados, em termos percapita, caiu no país, indicando que a população cresceu mais a produção de leite nos Estados Unidos.

Siga o Foodnews, o canal de notícias da gastronomia!

Disponibilidade de leite e derivados nos Estados Unidos was last modified: by

Especialista em produção animal e interessado em fornecedor conteúdo de qualidade para o setor de alimentação fora do lar!