lixo por comida

Trocando lixo por comida: conheça iniciativa brasileira!

O Foodnews destaca matéria publicada na Hortifruti Brasil, que apresenta iniciativa de um supermercado no Acre que troca lixo por comida.

A ideia além de inteligente, a troca de lixo por comida é um grande passo para as questões relacionadas ao meio ambiente que tanto temos discutido em nosso canal de notícias.

Conheça o primeiro supermercado brasileiro que troca lixo por comida: o TrocTroc, localizado em Marechal Thaumaturgo, no Acre.

E como a ideia funciona, de troca lixo por comida?

Bom, cada quilo de materiais, como garrafas plásticas e latas de alumínio, equivale a R$0,50 que podem ser revertidos por produtos vendidos no estabelecimento (como as frutas e hortaliças cultivadas por produtores locais).

O cliente ainda pode ter um bônus de 20% caso ele chegue ao TrocTroc com os recicláveis já limpos e amassados.

A iniciativa é da empresa belga House of Indians Foundation (entidade que apoia a cultura indígena), em parceria com membros da tribo indígena local Ashaninka. Com essa iniciativa, todos acabam se beneficiando: a população, a agricultura local e o meio ambiente.

No dia mundial da reciclagem, destacamos os números do lixo e da reciclagem no Brasil e no mundo (clique aqui).

As estatísticas atuais apresentam o lixo como um dos maiores problemas da sociedade e das cidades modernas.

A produção de resíduos sólidos no mundo chega a 2 milhões de toneladas por dia ou 730 milhões de toneladas ao ano. E, ano após ano, a quantidade de lixo aumenta.

Nos países mais ricos, a média diária de produção de lixo é de 1,9kg por pessoa, enquanto nos países mais pobres, os números variam de 0,3 a 1,0kg por pessoa.

O Brasil gera cerca de 150 mil toneladas diárias de resíduos, sendo que cada indivíduo produz cerca de 1,0 kg de lixo diariamente.

Aproximadamente 45% do lixo produzido no Brasil é reciclável, sendo que 25% é papel, 4% metal, 3% vidro e 3% plástico, mas a reciclagem é realizada em 2% deste total.

Como vemos, temos muito o que aprender com a iniciativa de troca de lixo por comida praticada no Acre. Parabéns pelo exemplo!

Siga o Foodnews, o canal de notícias da gastronomia! Eventos, curiosidades e dicas de gestão e mercado do setor de alimentação fora do lar!

Trocando lixo por comida: conheça iniciativa brasileira! was last modified: by

Especialista em produção animal e interessado em fornecedor conteúdo de qualidade para o setor de alimentação fora do lar!