mamão havaí

Queda do preço do mamão havaí compromete margem do produtor!

O Foodnews tem apresentado o comportamento de preços das frutas e o destaque do início de agosto de 2017 é o mamão havaí.

A queda nos preços do mamão havaí está próxima de 80% em relação aos valores praticados no mesmo período do ano passado.

Diante de tal cenário de preços, a rentabilidade do mamão havaí tem sido limitada em 2017, principalmente para a variedade havaí, que se manteve negativa na maior parte do ano (durante cinco dos sete meses já encerrados).

O índice Ceagesp que mede o comportamento de preços das frutas, legumes e verduras e pescados, sobe 2,34% em julho de 2017. Em julho, os preços das frutas subiram 2,36% (clique aqui e saiba mais).

Segundo colaboradores do Hortifruti/Cepea, os baixos preços praticados se devem ao maior volume ofertado nas regiões produtoras e à demanda enfraquecida.

Além do clima mais favorável, os elevados preços de 2016 estimularam o cultivo da variedade no primeiro semestre. Atrelado a isso, a comercialização tem ficado aquém do esperado, pressionando ainda mais as cotações.

No Norte do Espírito Santo e no Sul da Bahia, o mamão havaí tipo 12 a 18 foi cotado à média de R$ 0,58/kg na parcial do ano (até julho), valor 78% abaixo do mesmo período de 2016 e 11% menor que o mínimo estimado para cobrir os custos de produção neste ano.

Alias, esse fato foi observado também para o alface que, diante da forte queda nos preços, motivou os produtores a destruir suas lavouras. Isso porque o preços de venda não compensava a colheita, diante da margem negativa na atividade atualmente (clique aqui e saiba mais).

O mamão é uma fruta bem adocicada que agrada ao paladar de muitos brasileiros. A fruta é indicada, principalmente, para quem tem problema de digestão. O mamão apresenta a frutose como o principal carboidrato, que é mais saudável do que a tradicional sacarose (açúcar branco) (clique aqui e saiba mais).

Adaptado de Cepea

Siga o Foodnews, o canal de notícias da gastronomia!

Queda do preço do mamão havaí compromete margem do produtor! was last modified: by

Especialista em produção animal e interessado em fornecedor conteúdo de qualidade para o setor de alimentação fora do lar!