mandioca

Mandioca, uma das culturas mais antigas e importantes do Brasil

O Brasil é um dos maiores produtores mundiais da mandioca, afinal não pode faltar o alimento na mesa de muitos brasileiros.

De acordo com os dados da FAO – Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura, o País ocupa a quarta colocação, ficando atrás apenas da Indonésia, Tailândia e a Nigéria, respectivamente.

Em 2017, a mandioca faturou mais de 11 bilhões de reais. Entretanto, segundo as estimativas do IBGE, neste período, a produção reduziu em cerca de 15%, o que daria uma produção em torno de 20 milhões de toneladas. Isso, porque, em 2016, a raiz atingiu a marca de 23,71 milhões de toneladas.

O Foodnews destaca os preços da mandioca  que seguem em alta ao longo de 2017 e, alcançam os patamares mais elevados da história. Clique aqui e confira!

E vale lembrar que a Embrapa está desenvolvendo uma nova variedade de mandioca cerosa. Isso colocaria o Brasil na vanguarda na corrida mundial para desenvolver um tipo waxy, que é muito procurado pela indústria alimentícia, pois é matéria prima para composição de pratos congelados. Até agora, nenhum País conseguiu desenvolver essa raiz.

“Estamos nos antecipando, uma vez que ninguém da cadeia produtiva nos pediu esse produto. Considerando que a Tailândia (segundo maior produtor de mandioca do mundo, perdendo apenas para a Nigéria) já está desenvolvendo sua própria variedade waxy, o Brasil não pode ficar para trás, sob o risco de, em algum momento, virar importador de amido waxy de mandioca”, explica Francisco Laranjeira, da Embrapa Mandioca e Fruticultura (BA).

A Mandioca é um dos produtos mais comercializados na Ceagesp. Ela ocupa a 12ª posição no setor de legumes. De acordo com a Companhia, em 2017, foram movimentadas mais de 21 mil toneladas.

E você sabia que a mandioca foi eleita como o alimento do século 21? Pois é, o Foodnews destaca que a Organização das Nações Unidas (ONU) como o alimento do século 21.

A raiz é considerada uma das culturas mais antigas do Brasil, encontrada em terras brasileiras antes da chegada dos colonizadores. A raiz também é conhecida como aipim, macaxeira ou maniva nas diferentes regiões brasileiras. Clique aqui e saiba mais!

Adaptado de Jornal Entreposto

Siga o Foodnews, o canal de notícias da gastronomia!

Mandioca, uma das culturas mais antigas e importantes do Brasil was last modified: by

Especialista em produção animal e interessado em fornecer conteúdo de qualidade para o setor de alimentação fora do lar!