mandioquinha

Mandioca ou mandioquinha?

Mandioca e mandioquinha podem até parecer a mesma coisa, por causa do nome, dando a entender que uma possui o formato menor que a outra.

Por isso, muitos associam dessa forma: mandioca e mandioquinha, como se fosse o mesmo alimento. Mas na verdade, não é bem assim.

A mandioca é originária da América do Sul e o Brasil é um dos principais produtores dessa raiz, junto com a Indonésia.

De acordo com o IBGE, em 2016, foram produzidas mais de 20 mil toneladas no País, sendo o estado do Pará responsável por 17,9% da produção nacional e a Bahia vem logo em seguida com 16,7%.

A mandioca é muito utilizada como fonte de alimento na região Norte e Nordeste. Tanto nas duas culinárias, nordestina e nortista, vários pratos são preparados com esse ingrediente. Um exemplo clássico é o tucupi, que trata-se basicamente do caldo que é extraído da mandioca ao processá-la

Aliás, o Foodnews destacou a importância da farinha de mandioca na alimentação do brasileiro (clique aqui).

Já a mandioquinha, apesar de também ser de origem da América do Sul, ela é oriunda de países dos altos da cadeia dos Andes.

O centro de origem da mandioquinha é a região andina da Colômbia, Venezuela, Equador, Peru e Bolívia.

Segundo a Embrapa, esta raiz se adequa melhor em regiões de clima ameno e o plantio pode ser efetuado o ano todo. Ocorre predominância de plantios de março a junho, especialmente no Sudeste do Brasil, em função do maior risco de perdas em épocas quentes e chuvosas.

No país, a mandioquinha é cultivada em mais de 20.000 hectares, com uma produção média de 250 mil toneladas/ano. Na culinária brasileira, um dos pratos típicos é o purê de mandioquinha, ou purê de batata baroa que também é a mesma coisa.

Na maior Central de Abastecimento da América Latina, a Ceagesp, por incrível que pareça, as duas têm obtidos valores comerciais semelhantes.

De acordo com a Companhia, a mandioca, por exemplo, foi comercializada, em 2016, os exatos 20.979 toneladas, o que a coloca na 12º colocação dos produtos mais vendidos no setor de legumes no Entreposto paulista.

Já a mandioquinha teve um resultado um pouco melhor, 22.110 toneladas. Essa ocupa uma posição à frente, na 11º posição.

Adaptado de Portal do Entreposto

Siga o Foodnews, o canal de notícias da gastronomia!

Mandioca ou mandioquinha? was last modified: by

Especialista em produção animal e interessado em fornecedor conteúdo de qualidade para o setor de alimentação fora do lar!