melancia

Participação da Europa no mercado nacional de melancia

O Brasil é um dos maiores produtores mundiais de melancia e o volume exportado da fruta pelo País está crescendo ano a ano.

De acordo com os últimos dados disponíveis pela FAO, o Brasil é o 5º maior produtor mundial de melancia.

E com relação a melancia exportada pelo Brasil, o principal tipo comercializado lá fora é a mini melancia sem semente e, apesar da ausência de dados oficiais de produção deste tipo de fruta, corresponde a um pequeno percentual do total colhido nacionalmente.

Isso porque a melancia redonda/comprida com sementes é a principal tipo produzido no País.

Do volume de melancias sem semente produzido pela maior região exportadora brasileira (Rio Grande do Norte/Ceará), a maior parte é destinada ao mercado internacional e, da quantidade enviada, quase 95% foram para a União Europeia na média dos últimos cinco anos (2012/2016), segundo a Secex.

O período principal das exportações brasileiras é entre agosto e março, entressafra dos países produtores da União Europeia (principalmente Espanha, Grécia, Romênia e Itália), e dados indicam que a fruta tem ganhado espaço entre produtores locais que, inclusive, têm diminuído a área de melão para aumento da de melancia.

Apesar disso, as importações totais da fruta (extra UE) cresceram significativamente em volume: em 5 anos (2011-2016), a alta foi de 45,3% e, em 10 anos (2006-2016), de 76,5%.

Este cenário (aumento do plantio de melancia na Europa e crescimento das importações) indica que o consumo da fruta está crescendo no bloco europeu. Assim, tanto o Brasil quanto a maioria dos outros países fornecedores têm se beneficiado do mercado favorável.

Veja também que o ano de 2017 entrou para a história como o ano em que os alimentos caíram de preço por aqui. Foi a maior queda nos preços dos alimentos em quase 40 anos, desde que o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) começou a ser apurado em 1980.

De janeiro a outubro, os preços dos alimentos usados para o preparo de refeições em casa caíram, em média, 4,57%, segundo a medida oficial da inflação. Clique aqui e saiba mais!

Adaptado de Hortifruti Brasil

Siga o Foodnews, o canal de notícias da gastronomia!

Participação da Europa no mercado nacional de melancia was last modified: by

Especialista em produção animal e interessado em fornecedor conteúdo de qualidade para o setor de alimentação fora do lar!