melancia

Goiás segue como maior produtor nacional de melancia

Mesmo com o início da safra de São Paulo, a região de Uruana (GO) continua sendo a principal fornecedora nacional de melancia.

As frutas colhidas em setembro no interior paulista foram escoadas rapidamente, e não representaram grandes volumes nas comercializações, segundo colaboradores do Hortifruti/Cepea.

Além disso, a qualidade das melancias de SP esteve abaixo da esperada, aumentando a preferência pela de Uruana.

Quanto à oferta em Goiás, esta continua firme e, a demanda restrita, impulsionando as cotações, que estiveram em bons patamares nos últimos dias de setembro de 2017.

A melancia graúda (>12 kg) foi comercializada em média por R$ 0,75/kg em Uruana, aumento de 11,2% em relação à segunda semana de setembro.

Para os próximos dias, o predomínio ainda deverá ser da fruta goiana, visto que a oferta paulista tem previsão para se intensificar na primeira semana de outubro.

Vale lembrar que problemas logísticos comprometeram a distribuição da melancia no sudeste do país. Isso porque a menor disponibilidade de caminhões em Uruana (GO) dificultou os envios de melancia nesta semana (11 a 15/09).

A situação foi resultado da menor demanda de cargas (de outros produtos) com destino a Goiás (boa parte da melancia é enviada ao Sul e Sudeste via frete de retorno) e das dificuldades do setor logístico em função da alta nos preços do combustível, segundo colaboradores do Hortifruti/Cepea. Com isso, houve ligeiro acúmulo de melancias na lavoura, impedindo maior valorização da fruta.

E você já ouviu falar em água de melancia?

Pois é, a água de melancia tem se tornado cada vez mais popular mundo afora, devido seus atributos refrescantes, nutritivos e claro, além de muito saborosa.

A fruta já é um sucesso por aqui, mas o consumo de água de melancia é praticamente desconhecido. Contudo, em alguns países, principalmente nos Estados Unidos, a água de coco está perdendo espaço para essa água que diz respeito à refrescância e nutrição. Clique aqui e saiba mais!

Adaptado de Hortifruti Brasil

Siga o Foodnews, o canal de notícias da gastronomia!

Goiás segue como maior produtor nacional de melancia was last modified: by

Especialista em produção animal e interessado em fornecedor conteúdo de qualidade para o setor de alimentação fora do lar!