melão

O melão do Brasil na Europa. Como está esse mercado?

Tanto o consumo quanto o fornecimento de melão da Espanha têm se mantido na liderança na União Europeia. E como está o Brasil nesse mercado?

Com isso, segundo notícia do Hortoinfo, quatro em cada 10 melões consumidos no bloco econômico são provenientes daquele país. Contudo, esta representatividade tem perdido espaço com a entrada de frutas de outros países.

O Brasil é o segundo maior exportador da melão ao bloco europeu, e ano após ano tem reduzido a diferença em relação à Espanha.

Em 2016, o país tomou o segundo lugar no ranking, com um volume de 206,63 mil toneladas e receita de 155,7 milhões de euros. Vale ressaltar, porém, que o Brasil fornece o melão no período de entressafra da temporada espanhola.

Na sequência, outros países com grande representação no volume de melão exportado para a União Europeia são Holanda (3°), Costa Rica (4°) e Marrocos (5º). Em porcentagem, a Espanha tem proporcionado 37% dos melões demandados pelo bloco econômico, seguido por 20% provenientes do Brasil e 11% da Holanda.

O Foodnews destacou neste início de 2017 o comportamento de preços do melão no mercado interno. Clique aqui e saiba mais!

O Foodnews destacou o crescimento do mercado de exportação de frutas do Brasil. Clique aqui para acessar o artigo: “Exportação de frutas do Brasil batem recorde!”

Das 8 frutas acompanhadas pelo Hortifruti/Cepea, 6 delas (mamão, manga, melancia, melão, uva e limão) bateram recordes para o período em volume de exportação, segundo dados da Secex (Secretaria de Comércio Exterior).

Embora o primeiro semestre seja de exportações menos volumosas, os resultados positivos têm surpreendido agentes do setor.

Uma das principais justificativas para o bom momento das exportações é o maior volume de fruta disponível no Brasil, atrelado ao enfraquecimento da demanda no mercado interno.

O primeiro fator, inclusive, foi possibilitado pelo clima no Brasil em 2016, que favoreceu o desenvolvimento das frutas, desencadeou um maior volume e melhorou a qualidade.

Siga o Foodnews, o canal de notícias da gastronomia! Eventos, curiosidades e dicas de gestão e mercado do setor de alimentação fora do lar!

O melão do Brasil na Europa. Como está esse mercado? was last modified: by

Especialista em produção animal e interessado em fornecedor conteúdo de qualidade para o setor de alimentação fora do lar!