mercado industrial de batata

Mercado industrial de batata é promissor no Brasil

O mercado industrial de batata ganha cada vez mais destaque no Brasil!

Atenta à importância do mercado industrial de batata no Brasil, a Hortifruti Brasil  traz um estudo inédito a respeito dos custos de produção do tubérculo destinado à indústria de batata congelada pré-frita.

O mercado industrial de batata no Brasil vem crescendo de forma significativa nos últimos 20 anos, impulsionado pela mudança de hábitos da população (que prefere alimentos processados e que tenham preparo cada vez mais rápido) e pelo maior gasto com refeições fora do lar, principalmente em redes de fast food, em que a batata palito é a coadjuvante perfeita dos sanduíches.

A batata palito, no formato congelada pré-frita, agiliza o trabalho nas cozinhas industriais (e também nos lares).

Em setembro, parte da Hortifruti Brasil se reuniu com produtores e técnicos que produzem batata para processamento do cerrado de Minas Gerais, principal produtora para esse segmento.

Os resultados de custo apresentados neste levantamento ainda não são suficientes para ter um diagnóstico final sobre qual é o segmento mais rentável de comercializar o tubérculo: indústria ou in natura.

O ideal é que o bataticultor comece a avaliar a alternativa industrial de comercialização, já que o segmento permite um valor pré-fixado e garantia de compra do produto, condições que não são possíveis no mercado de mesa.

Outro ponto a favor da comercialização para indústria é que as projeções indicam que o consumo do produto processado deve continuar crescendo.

Enquanto a quantidade e o faturamento das vendas de batata in natura devem ter aumento de 1% ao ano entre 2016 e 2021, o segmento de snacks, no mesmo período, deve crescer o dobro em faturamento no varejo, e o de congelado, o quádruplo (+4% ao ano), conforme estimativas da Euromonitor.

Isso significa que o mercado industrial de batata crescerá mais que pelo produto in natura nos próximos anos, o que demandará maior área de plantio (ou maior importação do produto industrializado).

O Foodnews destacou que em 2017, a área dedicada ao cultivo de batata destinada à indústria poderá ter um aumento de 11,8% frente à do ano passado no Brasil. A área de cultivo de batata destinada à indústria deverá  alcançar quase 20 mil hectares em 2018. Clique aqui e saiba mais!

Adaptado de Hortifruti Brasil

Siga o Foodnews, o canal de notícias da gastronomia!

Mercado industrial de batata é promissor no Brasil was last modified: by

Especialista em produção animal e interessado em fornecer conteúdo de qualidade para o setor de alimentação fora do lar!