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É safra de morango. Confira dicas e curiosidades da fruta!

O morango está em safra, com uma produção forte entre os meses de julho e agosto. Aliás, a fruta está entre os 30 itens mais comercializadas na Ceagesp de São Paulo.

De acordo com o balanço realizado pela Companhia, em 2016, foram mais de 5 mil toneladas vendidas. Já no primeiro trimestre de 2017, 800 toneladas.

Os principais produtores de morango ficam em Minas Gerais, Rio Grande do Sul, São Paulo, Espírito Santo, Paraná, Santa Catarina e Distrito Federal.

No Estado de São Paulo, por exemplo, são cultivados 800 hectares de morango, sendo a produção concentrada nos municípios de Piedade, Campinas, Jundiaí e Atibaia e municípios próximos, sendo que este último representa 60% da área cultivada.

O morango é pouco calórico, apresentando cerca de 38 calorias por 100 gramas da fruta.

A fruta é rica em vitaminas como, por exemplo, vitamina C, A, E, B5 e B6. e os principais minerais presentes no morango são: cálcio, potássio, ferro, selênio e magnésio.

Os morangos também são ricos em flavonoides, importante agente antioxidante no organismo dos seres humanos. Outra característica nutricional importante do morango é que ele possui boa quantidade de fibras alimentares (cerca de 2,5 gramas de fibras por 100 gramas de morango).

Entre os principais benefícios do consumo de morangos para o organismo, podemos citar: fortalecimento do sistema imunológico, auxílio no bom  funcionamento do sistema digestório, ação anti-inflamatória, auxilio no processo de cicatrização de ferimento

Porém, é preciso tomar um certo cuidado, principalmente, porque a fruta é uma das que mais se utilizam defensivos agrícolas, ou seja, agrotóxico.

Aliás, você sabia que de acordo com o Relatório de Indicadores de Desenvolvimento Sustentável do IBGE, o Brasil é o maior consumidor mundial de agrotóxicos (clique aqui).

O Foodnews tem discutido a questão dos agrotóxicos nos alimentos (clique aqui e saiba mais)!

“O ideal é lavar fruta por fruta, lavar com água corrente e depois de lavadas deixar de molho em loção clorada. Podemos colocar uma colher de sopa de água sanitária própria para alimentos em um litro de água. Deixar de molho por 15 minutos e então enxaguar em água potável”, explica nutricionista Flávia Tamura.

O Foodnews tem apresentado curiosidades e benefícios das frutas que foram destaques no Ceagesp, como a banana nanica, o maracujá azedoabacate geadatangerina poncãabacaxi pérolacaqui rama fortemaçã galakiwi e laranja lima. Clique nas respectivas frutas para saber mais!

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