mudanças no SIF

Mudanças no SIF será tema do Encovisas

Segundo painel do Encovisas debate mudanças no SIF!

O Serviço de Inspeção Federal (SIF) adotou em sua última atualização novas regras e redefiniu sanções com penalidades. Mas como um estabelecimento consegue se preparar para as mudanças e se prevenir de punições?

As mudanças no SIF serão tema de discussão do segundo painel do 6º Encovisas, realizado pela ANR e marcado para 3 de agosto (clique aqui).

“Vamos discutir todas as novas regras junto às autoridades do Ministério da Agricultura, entender melhor a regulação do SIF falando diretamente com quem faz as regras”, explica Camile Stacciarini, membro do Grupo de Trabalho Técnico da ANR.

Segundo Camile, essa será uma grande oportunidade de levantar temas que impactam o dia a dia dos estabelecimentos. “Hoje um restaurante é cobrado pelo SIF da mesma forma que uma indústria, que coloca produtos nas gôndolas, o que implica em um rigor muito maior. Para o nosso caso, que trabalhamos com o fornecimento direto ao consumidor no local, poderia ser um pouco diferente, e poderemos falar disso no encontro”, avalia.

Camile faz questão de reforçar ainda a importância de eventos como o Encovisas para colocar frente a frente órgãos reguladores e segmentos regulados. “É muito difícil para um estabelecimento ‘bater na porta’ dos órgãos públicos para discutir suas questões. Encontros como este representam uma grande chance de se atualizar sobre tudo aquilo que se pratica dentro da regulação atual. É uma ótima oportunidade para todos”, conclui.

O painel sobre as mudanças no SIF contará também com a participação do Auditor Federal do Ministério da Agricultura, Ricardo Moreira Calil.

Segundo ele, é preciso compartilhar a informação oficial da maneira mais clara possível com os estabelecimentos. “Num espaço como esse, podemos esclarecer muitos pontos e ajudar os empresários a se prepararem para as mudanças”, aponta.

Idealizado e organizado pela ANR, o evento vai acontecer das 8h30 às 18h, no dia 3 de agosto, no Conselho Regional de Química, em São Paulo, na Rua Oscar Freire, 2039.

O encontro conta com quatro painéis e vai reunir autoridades, empresários, especialistas e representantes de órgãos reguladores. As inscrições já estão abertas e há preços promocionais até o dia 14 de julho. O valor é de R$360. Após essa data, sobe para R$420.

Siga o Foodnews, o canal de notícias da gastronomia!

Mudanças no SIF será tema do Encovisas was last modified: by

A Associação Nacional de Restaurantes (ANR) reúne e representa empresários de todo porte do setor de food service em suas relações com os poderes públicos, entidades de trabalhadores e junto à sociedade em geral. A ANR tem hoje cerca de 500 associados que reúnem mais de 6.000 pontos comerciais no Brasil, entre restaurantes independentes e grandes redes de alimentação.