muricato

Muricato é parente do tomate e berinjela. Já ouviu falar?

O Foodnews apresenta estudo da Embrapa Hortaliças, que pesquisa o Muricato como planta alimentícia não-convencional.

Clique aqui para acessar artigo sobre plantas alimentícias não-convencionais (pancs).

Parente do tomate e da berinjela, que fazem parte da família botânica das solanáceas, o muricato é uma hortaliça-fruto que vem sendo estudado pela Embrapa Hortaliças.

muricato

Como tem origem na América do Sul, mais especificamente na região andina, o muricato é uma espécie bem adaptada às nossas condições ambientais e, além disso, enquanto planta não convencional tem como características importantes a rusticidade e a resistência.

Os frutos são alongados como um tomate do tipo italiano e eles apresentam um sabor levemente adocicado por conta do teor de açúcares solúveis que pode chegar até 12%.

“O muricato é fonte de vitamina C e de compostos fenólicos com propriedades antioxidantes”, assinala a agrônoma Neide Botrel, pesquisadora da área de pós-colheita, ao determinar que a vida útil dos frutos, quando mantidos em temperatura próxima a 10ºC, gira em torno de 3 a 4 semanas.

Ela lembra que é o muricato não amadurece depois de colhido, assim como o melão e, portanto, a colheita deve ser realizada somente quando o fruto já estiver maduro e mais adocicado.

Em nossos países vizinhos, como Chile e Peru, o muricato recebe o nome de melão-andino, provavelmente pela tonalidade da casca que vai do verde bem claro ao amarelo e da polpa, também amarela.

Na Europa, especialmente na Espanha, o muricato é mais conhecido como pepino-doce, devido ao hábito de consumo nesse país, geralmente com os frutos fatiados em saladas.

No Brasil, essa hortaliça ainda é bem desconhecida, tendo inserção apenas em alguns mercados – concentrados nas regiões Sul e Sudeste – como fruto exótico com alto valor agregado, geralmente importado, já que não existe em nosso país cultivos em escala comercial.

Contudo, o muricato apresenta potencial para plantio em qualquer época do ano em nosso país, especialmente em regiões de clima ameno.

O muricato está sendo estudado no âmbito do projeto “Avaliação agronômica, caracterização nutricional e estudo da vida útil de hortaliças não convencionais”, da Embrapa Hortaliças, que busca tornar acessíveis as informações sobre essas espécies com o intuito de fomentar a produção, o consumo e a comercialização.

Paula Rodrigues  – Embrapa Hortaliças

Siga o Foodnews, o canal de notícias da gastronomia!
Muricato é parente do tomate e berinjela. Já ouviu falar? was last modified: by

Especialista em produção animal e interessado em fornecer conteúdo de qualidade para o setor de alimentação fora do lar!