nanotecnologia

Nanotecnologia: produtividade e sustentabilidade na produção de alimentos!

O Foodnews destaca artigo da Hortifruti Brasil sobre a nanotecnologia na produção de alimentos.

A nanotecnologia visa o aumento de produtividade e menor impacto no meio ambiente.

A Nanolabs, empresa norte-americana especializada em nanotecnologia, conseguiu aumentar em 40% a produção de melões numa área experimental em Almeria, na Espanha, segundo notícia do portal Fresh Plaza.

O processo está relacionado à instalação de ASAR (Adjusted Sodium Adsorption Ratio) ao sistema de irrigação. Esta tecnologia atua fisicamente na água, emitindo um quantum de energia que estimula as ligações de hidrogênio.

Como resultado, estes se tornam mais ativos, o que se traduz em um melhor transporte de nutrientes para as culturas e uma melhoria significativa na utilização dos ativos presentes no substrato pela planta.

Segundo agentes locais, o aumento da produção não foi o único benefício do projeto, pois permitiu também melhorar a qualidade dos frutos e reduziu em 20% o consumo de água para irrigação e da utilização de fertilizantes e produtos fitossanitários.

Será que a nanotecnologia seria útil nas produções brasileiras?

Na empresa Nanolabs, estudos continuam sendo realizados para promover a sustentabilidade de diversas culturas e demonstrar os grandes benefícios que a nanotecnologia pode oferecer ao setor agrícola.

A questão do aumento da demanda por alimento frente ao crescimento populacional e de renda é um dos temas que preocupa a humanidade em um futuro próximo. Clique aqui para acessar dados sobre o assunto.

Aliado a isso temos a crescente necessidade produzirmos a partir de um ambiente cada vez mais sustentável, ou seja, que preserve os recursos naturais e a tecnologia é um grande aliado nesse desafio. E a nanotecnologia talvez venha como um recurso adicional para produção de alimento mais eficiente e barata.

Siga o Foodnews, o canal de notícias da gastronomia! Eventos, curiosidades e dicas de gestão e mercado do setor de alimentação fora do lar!

Nanotecnologia: produtividade e sustentabilidade na produção de alimentos! was last modified: by

Especialista em produção animal e interessado em fornecedor conteúdo de qualidade para o setor de alimentação fora do lar!