Natal

O evento gastronômico é o Natal! Saiba como tudo começou!

O Foodnews tem o hábito apresentar os principais eventos gastronômicos que ocorrem no final de semana. E o evento desta semana é o Natal. Veja quando e como tudo começou!

A história do Natal começa há pelo menos 7 mil anos antes do nascimento de Jesus. Surgiu para celebrar o solstício de inverno, a noite mais longa do ano no hemisfério norte, que acontece no final de dezembro.

Como a partir do solstício os dias ficavam mais longos, era considerado como o ponto de virada das trevas para luz.

A Roma antiga, como reflexo das comemorações do solstício de inverno, cultuava Mitra, o deus da luz, no 25 de dezembro.

Naquela época a celebração nada mais era do que festejar o solstício de inverno. Tratava-se de uma homenagem à data de “nascimento” do deus persa Mitra, que representa a luz.

E o Natal como conhecemos hoje, como surgiu?

No ano de 221 D.C., o historiador Julius Africanus teve a ideia de considerar o aniversário de Jesus no dia 25 de dezembro, nascimento de Mitra. A Igreja aceitou a proposta e, a partir do século 4, quando o cristianismo virou a religião oficial do Império, o Festival do Sol Invicto começou a mudar de homenageado.

A partir de então as comemorações do deus da luz, Mitra, passou a estar associada a Jesus, que assumiu a forma da luz para os cristãos.

O Natal é a data em que comemoramos o nascimento de Jesus. E o Natal oficialmente foi instituído pelo Papa Libério no ano de 354 D.C.

E o Papai Noel, como surgiu?

A figura do bom velhinho foi inspirada no bispo Nicolau, que nasceu na Turquia em 280 D.C. O bispo costumava ajudar as pessoas pobres, deixando moedas próximas às chaminés das casas.

O bispo foi santificado (São Nicolau) pela Igreja Católica e a associação da imagem de São Nicolau ao Natal aconteceu na Alemanha e espalhou-se pelo mundo. Nos Estados Unidos, ganhou o nome de Santa Claus e no Brasil de Papai Noel

Siga o Foodnews, o canal de notícias da gastronomia. Eventos, curiosidades e dicas de gestão e mercado do setor de alimentação fora do lar!

O evento gastronômico é o Natal! Saiba como tudo começou! was last modified: by

Especialista em produção animal e interessado em fornecer conteúdo de qualidade para o setor de alimentação fora do lar!