obesidade

Obesidade cresce no Brasil e atinge 1 em cada 5 pessoas!

A obesidade já atinge 1 em cada 5 brasileiros, o que representa um aumento de 60% em 10 anos, segundo o Ministério da Saúde.

Os dados foram coletados pela Vigitel (Pesquisa de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas) de fevereiro a dezembro de 2016.

O estudo indica que a população obesa passou de 11,8% em 2006 para 18,9% em 2016.

No mesmo período, o excesso de peso avançou 26,3% e está presente em mais da metade dos adultos nas capitais brasileiras.

Os dados apontam, ainda, que o índice de obesidade duplica a partir dos 25 anos e é maior entre os de menor escolaridade.

Vale destacar que tais características são calculadas a partir do IMC (Índice de Massa Corporal) dos entrevistados (53.210 pessoas maiores de 18 anos, residentes nas capitais do País).

Mesmo com esses índices alarmantes, a pesquisa indicou também que o brasileiro tem adotado mudanças em seus hábitos alimentares, como a redução do consumo de refrigerantes ou sucos artificiais, que foi de 30,9% em 2007 para 16,5% em 2016.

Outro fator de destaque é que, apesar da redução do consumo regular de frutas e hortaliças no último ano (2015/2016), houve crescimento de 7% deste índice de 2008 a 2016, o que corresponde a 1 em cada 3 adultos.

A constante abordagem do Ministério da Saúde quanto à alimentação da população brasileira tem relação com o programa “Década de Ação das Nações Unidas para a Nutrição (2016/2025)”, que incentiva a adoção de dietas saudáveis e sustentáveis a nível global.

O Brasil, especificamente, propõe 3 metas:

  • conter o crescimento da obesidade na população adulta,
  • reduzir o consumo de refrigerantes e sucos artificiais e
  • ampliar em 17%, no mínimo, o percentual de adultos que consomem frutas e hortaliças regularmente até 2019.

Clique aqui para acessar artigo sobre ações para reduzir a obesidade infantil no Brasil através da alimentação!

Fonte: adaptado do Ministério da Saúde

Siga o Foodnews, o canal de notícias da gastronomia!

Obesidade cresce no Brasil e atinge 1 em cada 5 pessoas! was last modified: by

Especialista em produção animal e interessado em fornecedor conteúdo de qualidade para o setor de alimentação fora do lar!