obesidade infantil

Ações para reduzir a obesidade infantil pela alimentação

O Foodnews destaca o programa da ONU em promover a alimentação saudável, visando principalmente reduzir a obesidade infantil.

Em compromisso com a promoção da alimentação saudável, o Brasil pretende reduzir o consumo de refrigerantes, por exemplo, e aumentar o de frutas e hortaliças in natura nos próximos três anos.

A meta integra o programa da ONU (Organização das Nações Unidas) “Década de Ação das Nações Unidas para a Nutrição (2016/2025)”, um incentivo mundial às dietas saudáveis e sustentáveis, e foi apresentada em março de 2017 (17), pelo Ministério da Saúde, durante o Encontro Regional para Enfrentamento da Obesidade Infantil, em Brasília.

Com a proposta de “descascar mais e embalar menos”, o Brasil pretende, até 2019, conter o crescimento da obesidade infantil e na população adulta.

O objetivo é reduzir o consumo de refrigerantes e sucos artificiais em 30% e ampliar em, no mínimo, 17,8%, o percentual de adultos que consomem frutas e hortaliças regularmente.

Conforme a Pesquisa Nacional de Saúde de 2013, mais da metade dos brasileiros adultos está com excesso de peso – ao mesmo passo em que aumenta o consumo de alimentos ultraprocessados.

Já entre as crianças, a ingestão de ultraprocessados tem começado cada vez mais cedo: 40,5% dos menores de 5 anos consomem refrigerante regularmente, segundo a Pesquisa Nacional de Demografia e Saúde (2006), enquanto 60,8% dos menores de 2 anos consomem biscoitos ou bolachas recheadas, conforme a Pesquisa Nacional de Saúde (2013).

Um dos dados que preocupa em relação a obesidade infantil é o alto consumo de alimentos ultraprocessados entre crianças de até 5 anos.

O Foodnews tem destacado assuntos relacionados a importância da alimentação saudável. Clique aqui para acessar um desses artigos!

Fonte: Portal da Saúde/Ministério da Saúde.

Siga o Foodnews, o canal de notícias da gastronomia! Eventos, curiosidades e dicas de gestão e mercado do setor de alimentação fora do lar!

Ações para reduzir a obesidade infantil pela alimentação was last modified: by

Especialista em produção animal e interessado em fornecedor conteúdo de qualidade para o setor de alimentação fora do lar!