ocde

Brasil no grupo de frutas e hortaliças da OCDE? Oportunidades à vista!

Pela primeira vez, uma missão técnica da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) fiscalizará o sistema brasileiro de produção e inspeção de frutas e hortaliças.

Entre os dias 10 e 14 de julho de 2017, a delegação vai ao polo de fruticultura irrigada de Petrolina e ao Porto de Suape, entre os municípios de Ipojuca e Cabo de Santo Agostinho, em Pernambuco.

A visita poderá resultar na entrada do Brasil no grupo de frutas e hortaliças da OCDE, responsável pela criação de normas para o reconhecimento internacional e, consequentemente, pela abertura de mercados aos produtos dos países que o integram.

Os auditores Jose Brambila-Macias, secretário do Grupo de Frutas e Hortaliças da OCDE, e Ulrike Bickelmann, do Escritório Federal para Agricultura e Alimentação da Alemanha, inspecionarão locais de recepção e embalagem de uva e de manga, em Petrolina e no Porto de Suape.

Também está prevista visita à Ceagesp, em São Paulo, para que eles conheçam a comercialização de frutas.

Antes de enviar os auditores ao Brasil, a OCDE encaminhou ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) questionário com 85 perguntas sobre certificação de frutas e hortaliças brasileiras.

As tratativas para visita começaram em 2015. A expectativa é que a OCDE aprove, em sua reunião anual, em dezembro, a entrada do Brasil no grupo de frutas a partir de 2018.

Segundo a coordenadora-geral de Qualidade Vegetal do Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Vegetal (Dipov) do Mapa, Fátima Parizzi, os auditores da OCDE vão conhecer os controles adotados pelo Brasil para recepção e embalagem de frutas. Na visita ao terminal portuário, eles verão como é feita a fiscalização das frutas.

Com sede em Paris, a OCDE é uma organização internacional formada por 35 países desenvolvidos. Entre os seus objetivos, estão a ajuda a outras nações para desenvolverem suas economias e o crescimento do comércio mundial.

As frutas do Brasil no mercado internacional fazem bonito e o volume de exportação é recorde nos primeiros 4 meses de 2017 (clique aqui e saiba mais).

Siga o Foodnews, o canal de notícias da gastronomia!

Brasil no grupo de frutas e hortaliças da OCDE? Oportunidades à vista! was last modified: by

Especialista em produção animal e interessado em fornecedor conteúdo de qualidade para o setor de alimentação fora do lar!