orgânico

Como saber se um produto é realmente orgânico?

O Foodnews destaca algumas dicas para o consumidor de produto orgânico fazer uma compra segura.

De acordo com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – MAPA, para vender na feirinha de orgânico, o produtor sem certificação deve apresentar documento de Declaração de Cadastro, que demonstra estar cadastrado junto ao MAPA.

Neste caso, só o produtor de orgânico, alguém de sua família ou de seu grupo pode estar na barraca, vendendo o produto. Essa Declaração deve ser mostrada sempre que o consumidor e a fiscalização pedirem.

Já o produto orgânico vendido em mercados, supermercados, lojas, deve estampar o selo federal do SisOrg em seu rótulo, seja produto nacional ou estrangeiro.

Se o produto for vendido a granel deve estar identificado corretamente, por meio de cartaz, etiqueta ou outro meio. Os restaurantes, lanchonetes e hotéis que servem pratos orgânicos ou pratos com ingredientes orgânicos devem manter à disposição dos consumidores listas dos ingredientes orgânicos e dos fornecedores deste ingredientes.

O Mapa afirma que existem 11 mil agricultores no Cadastro Nacional de Produtores Orgânicos e 22,5% dos municípios brasileiros têm produção orgânica.

Já o Instituto de Defesa do Consumidor (Idec) calcula que haja mais de 600 feiras livres no país, sendo que o Estado do Paraná possui o título de maior produtor de alimentos orgânicos do país, com 130 mil toneladas de alimentos por ano.

O Paraná é o segundo Estado brasileiro com o maior número de propriedades certificadas para a produção de orgânicos. São 1.966 propriedades, de acordo com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

A divulgação e a informação dos orgânicos são realizadas, geralmente, através do conhecido “boca-boca”, mas grandes eventos e feiras acontecem para que o consumidor e empresários saibam um pouco mais do produto.

A BIO BRAZIL FAIR, por exemplo, é a Feira Internacional de Produtos Orgânicos e Agroecologia. Considerada o maior evento de negócios de produtos orgânicos da América Latina.

O consumo de orgânico tem crescido nos últimos anos tanto aqui como lá fora (clique aqui). Inclusive a chamada Geração Y é uma das principais classes de consumo de alimento orgânico (clique aqui).

Siga o Foodnews, o canal de notícias da gastronomia!

Como saber se um produto é realmente orgânico? was last modified: by

Especialista em produção animal e interessado em fornecer conteúdo de qualidade para o setor de alimentação fora do lar!