palmito juçara

Concurso de palmito juçara estimula produção e consumo consciente!

A Secretaria do Meio Ambiente de São Paulo lançou em junho de 2018 um concurso culinário do palmito juçara, estimulando a conservação e o consumo consciente desta Palmeira.

Para participar do concurso culinário do palmito juçara, que tem inscrição gratuita, é necessário enviar uma receita doce ou salgada elaborada com o fruto da palmeira com foto do prato.

As receitas serão avaliadas por um júri formado por chefs e convidados e serão enquadradas em quatro categorias: profissional, merendeira, amador e membro de comunidade tradicional. Os finalistas serão divulgados em outubro, e os quatro vencedores serão anunciados na Semana da Mesa SP.

O concurso faz parte do Programa “Palmito Legal” que visa evitar a retirada ilegal do palmito juçara, espécie nativa da Mata Atlântica que está incluída na Lista Vermelha das espécies da flora do Brasil sob risco de extinção.

A Palmeira Juçara demora de 8 a 12 anos para produzir um palmito de qualidade e possui um único tronco, assim, ao se extrair o palmito, não há possibilidade de novas rebrotas e a planta acaba morrendo.

A retirada predatória de palmito juçara prejudica também, a manutenção das espécies, pois a produção e dispersão de suas sementes ficam comprometidas. A Palmeira Juçara tem grande importância para a fauna nativa, pois seus frutos e sementes servem de alimento para diversas espécies de aves e de mamíferos.

Desta forma, o concurso, ao estimular o uso do fruto na culinária, visa difundir usos mais sustentáveis à Palmeira Juçara e alertar o consumidor para a importância do consumo do palmito legalizado.

Se você tem uma boa receita ou tem criatividade para desenvolver um bom prato com o fruto da Jussara, não perca esta oportunidade. As inscrições vão até 05 de setembro de 2018!

Maiores informações e inscrições podem ser obtidas no seguinte link: http://www.ambiente.sp.gov.br/palmitolegal/concurso-de-culinaria/

O Foodnews destaca para o problema das garrafas plásticas que, não para de crescer! Clique aqui e saiba mais!

Adaptado de: Agência FAPESP e Secretaria do Meio Ambiente São Paulo

Siga o Foodnews, o canal de notícias da gastronomia!

Concurso de palmito juçara estimula produção e consumo consciente! was last modified: by

Especialista ambiental. Há quase 10 anos trabalha para reduzir os impactos socioambientais gerados pelas atividades humanas.