pimentão vermelho

Benefícios e curiosidades do pimentão vermelho e amarelo

Pimentão vermelho, verde ou amarelo oferecem uma combinação que enche os olhos e aguça o paladar de muitas pessoas.

Originário da América Central, podem ser encontrados ainda pimentões roxos ou com cores alaranjadas mais intensas, que são variedades modificadas geneticamente.

O que poucos sabem sobre o produto destaque na Ceagesp é que esse primo do jiló e das pimentas muda de cor conforme a época em que foi colhido.

Quando se quer pimentão verde, basta colhê-lo assim que ele atinge o tamanho ideal para comercialização.

Se quiser pimentão vermelho ou amarelo, basta realizar a colheita cerca de 100 dias depois do plantio, que o verde estará transformando nestas cores.

Os benefícios do pimentão variam de acordo também com o seu grau de maturação.

Quando verde, esse legume é rico em vitamina E, carotenoides e betacaroteno, que ajudam o organismo na prevenção de doenças tais como cataratas e câncer de próstata, de pulmão, de intestino e de garganta.

Além desses benefícios é uma importante fonte de vitaminas do complexo B, minerais (potássio, fósforo, magnésio e cálcio), ácidos graxos insaturados e bioflavonoides, isto é, componentes que são verdadeiros antioxidantes.

Quando ele atinge a cor amarela, é presenteado com muita vitamina C (mais do que nos demais pimentões de outras cores), sendo que 100 gramas desse alimento apresentam mais de 200% da quantidade mínima de ingestão diária recomendada de vitamina C (que é de 60 mg de vitamina C por dia).

Possui ação expectorante, descongestionante, antibacteriana, indutor de termogênese (transforma parte das calorias dos alimentos em calor), agindo como uma verdadeira aspirina natural, além disso trabalha na dissolução de coágulos sanguíneos.

Já o pimentão vermelho é rico em antioxidantes – como o licopeno – que contribuem para a redução de problemas cardiovasculares e também é rico em vitamina C e vitamina E.

O pimentão vermelho é o tipo que apresenta maiores valores de ácido ascórbico e betacaroteno (10 vezes mais que o pimentão verde).

O consumo do pimentão vermelho é indicado para pessoas com diabetes por suas propriedades hipoglicêmicas, e também para aliviar os sintomas de quem sofre de psoríase.

O pimentão amarelo é encontrado com mais frequência de dezembro a janeiro. Em 2016, deram entrada 8.968 toneladas do produto na Ceagesp, provenientes principalmente das cidades paulistas de Pirajuí, Arealva, Berrnardino de Campos, Santa Cruz do Rio Pardo, Taguaí e Presidente Alves.

Já o pimentão vermelho é encontrado com mais frequência de dezembro a fevereiro. Em 2016, deram entrada 12.542 toneladas do produto na Ceagesp, provenientes principalmente das cidades paulistas de Pirajuí, Óleo, Bernardino de Campos, Santa Cruz do Rio Pardo, Taguaí e São Miguel Arcanjo.

Siga o Foodnews, o canal de notícias da gastronomia!

Benefícios e curiosidades do pimentão vermelho e amarelo was last modified: by

Especialista em produção animal e interessado em fornecedor conteúdo de qualidade para o setor de alimentação fora do lar!