plantações de banana

Plantações de banana podem estar em perigo no Brasil

O Jornal Entreposto realizou em 2017 uma edição especial relatando o cenário nacional das plantações de banana no Brasil.

No artigo foi mostrado que o Brasil ocupa uma posição de destaque no âmbito mundial, sendo um dos principais produtores de banana, ficando entre a terceira e a quarta posição, segundo os dados do IBGE.

Por ano são produzidas cerca de 7 milhões de toneladas de banana no país!

Porém, o Brasil está preocupado com a propagação de um fungo que vem atingindo outros países e devastando todo o cultivo da fruta.

Classificado como Raça 4 tropical, ou TR4, é uma nova subespécie do agente patogênico causador do Mal-do-Panamá. Ela ataca as variedades da prata, maçã e nanica.

O TR4 foi detectado, pela primeira vez, em Taiwan, em 1990. Ele se espalhou rapidamente, destruindo plantações de banana na Indonésia, Malásia, Filipinas e norte da Austrália.

Nos últimos 3 anos, o fungo infectou fazendas no Oriente Médio, África e Queensland, levando a ONU – Organização das Nações Unidas a requisitar quase US$50 milhões em recursos para combater a epidemia.

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – MAPA emitiu uma nota da campanha para evitar o ingresso do fungo que ameaça as plantações de banana no país.

No continente americano, ainda não foi encontrado e a sua introdução poderia trazer sérios problemas para a produção de banana, alimento básico e considerado chave para a segurança alimentar.

“É difícil falar em termos reais, as probabilidades de a TR4 entrar no Brasil, mas eu diria que são altas e pode ser questão de tempo. O fungo pode entrar por diferentes vias, como solo contaminado em sapatos, ferramentas, mudas de bananeira – visivelmente sadias, mas infectadas –, além de plantas ornamentais que podem também ser hospedeiras”, conta Miguel Angel Dita Rodriguez, engenheiro agrônomo da Embrapa.

O MAPA, por meio do Departamento de Sanidade Vegetal (DSV), juntamente com pesquisadores da Embrapa estão desenvolvendo o Plano Nacional de Contingência, que prevê a adoção de medidas capazes de evitar a sua introdução no território nacional.

“É preciso impedir a introdução, no país, de mudas de bananeiras sem garantias fitossanitárias adequadas, porque mesmo, as mudas assintomáticas podem estar contaminadas pelo fungo.

Caso a Raça 4 Tropical seja detectada no país, medidas de erradicação de plantas, interdição de propriedades, restrições ao comércio de vegetais, a partir das áreas com a ocorrência do fungo, deverão ser adotadas, objetivando evitar a disseminação para novas áreas”, explicou o diretor substituto do departamento, Marco Antônio Alencar.

Adaptado de Jornal Entreposto.

Siga o Foodnews, o canal de notícias da gastronomia!

Plantações de banana podem estar em perigo no Brasil was last modified: by

Especialista em produção animal e interessado em fornecedor conteúdo de qualidade para o setor de alimentação fora do lar!