poncã

Tangerina Poncã é destaque na Ceagesp. Confira benefícios da fruta!

A tangerina poncã é o produto da semana no Entreposto da capital. Confira algumas curiosidades e benefícios da fruta!

A tangerina poncã é o produto da semana na Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (Ceagesp). Aliás, esse tipo da fruta tem sua melhor época de oferta nos meses de maio, junho e julho.

Tangerina é um alimento que pertence ao grupo do gênero Citrus. A origem das frutas cítricas é asiática e acredita-se que a tangerina tenha surgido na China. Do oriente, a fruta teria ganhado a Europa e o resto do mundo ganhando também hibridações.

Uma das características marcantes da tangerina poncã é que sua casca desprende-se com facilidade da polpa, com gomos macios e saborosos.

Além disso, a tangerina poncã carrega um alto valor nutricional. Independente da sua variação, pode-se aproveitar do alimento as vitaminas A, do complexo B e C, além de fornecer minerais essenciais como cálcio, ferro, fósforo, potássio e sódio.

A combinação de nutrientes presentes na tangerina poncã beneficiam pele, visão, fígado, os sistemas nervoso e imunológico, intestino, é útil contra o reumatismo, gota e cálculos renais. A tangerina poncã ainda possui efeito diurético, é rica em antioxidantes que combatem a degeneração das células.

A tangerina poncã teria surgido no Brasil em 1817.

O país é o terceiro maior produtor da fruta no mundo perdendo apenas para a China e para a Espanha, em primeiro e segundo lugares respectivamente.

No ano de 2016, deram entrada na CEAGESP 43.882 toneladas do alimento. No ano anterior, os principais municípios fornecedores desse produto foram: Campanha (MG), Limeira (SP), Pirangi (SP), Três Corações (MG), Vista Alegre do Alto (SP) e Conchal (SP).

Essa fruta pode ser consumida in natura, é usada na produção de sucos, bolos, compotas, sorvetes, tortas, mousses, saladas e drinks.

O Foodnews tem apresentado algumas curiosidades e benefícios das frutas em seu canal de notícias. Clique nas respectivas frutas para acessar os artigos: abacaxi pérola, abacate geada, caqui rama forte, maracujá azedo e tangerina cravo.

Siga o Foodnews, o canal de notícias da gastronomia!

Tangerina Poncã é destaque na Ceagesp. Confira benefícios da fruta! was last modified: by

Especialista em produção animal e interessado em fornecedor conteúdo de qualidade para o setor de alimentação fora do lar!